Reunião marca a retomada do Conselho Municipal de Turismo

Reunião marca a retomada do Conselho Municipal de Turismo

Publicado em 14/02/2020 - Editado em 14/02/2020
Novos integrantes do Conselho de Turismo assumem com o missão de propor políticas públicas para a área
Crédito
Lu Freitas

Na tarde da última terça-feira, 11, o auditório do quarto andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry recebeu o encontro do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Como pauta principal foi a formalização dos novos membros que participarão do Conselho, que pretende fomentar o turismo na cidade com a proposição de políticas públicas, por meio da Diretoria de Turismo do município.

Com 58 anos de existência, o COMUR receberá um novo formato, depois que, em dezembro do ano passado, a prefeita Fátima Daudt sancionou a Lei Municipal 3.242 que criou a Política Municipal de Turismo para estimular a formação de diretrizes e metas para o turismo. Somado a esta novidade, um recurso federal, através do Ministério do Turismo, está viabilizando a possibilidade da realização do desenvolvimento de um plano municipal de turismo. Este plano será elaborado por uma equipe multidisciplinar composta por especialistas ligados ao patrimônio histórico, meio ambiente, urbanismo, indústria criativa entre outros profissionais.

O diretor de Turismo de Novo Hamburgo, Deivid Schu, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), destaca a importância da formação do Conselho com representantes de segmentos diretamente ligados ao setor. “O conselho é formado pelo trade turístico, com pessoas que conhecem o dia a dia do trabalho, por isso, entendemos como fundamental a sua participação, abraçando os desafios que estão por vir neste ano, e se envolvendo com as ações de planejamento e monitoramento”, frisou. “Agora construiremos o Plano Municipal e Turismo, criando diretrizes de trabalho para os próximos 10 anos, sendo possível desenvolver o turismo de forma sustentável e eficiente”, completou.

A nova composição do COMTUR é formado pelos dois membros (titular e suplente) representantes das entidades, Associação Comercial, Industrial e de serviços de NH, CB e EV (ACI), Associação dos Amigos de Hamburgo Velho, Associação dos Moradores de Lomba Grande, FENAC S/A – Feiras e Empreendimentos Turísticos, Sindicato dos Lojistas de Novo Hamburgo (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL), Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes e similares de Novo Hamburgo (SindGastrHô), Universidade Feevale, Diretório Acadêmico de Turismo da Universidade Feevale, Agências de Viagem e Guias de Turismo. Também participarão do Conselho representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Segurança, Educação, Desenvolvimento Urbano e Habitação e da Procuradoria Geral do Município (PGM).

Lei Municipal 3.242

A Prefeitura de Novo Hamburgo elaborou a Lei Municipal 3.242/2019 e após aprovação da Câmara de Vereadores, sancionou-a em dezembro do ano passado. Esta lei cria a Política Municipal de Turismo, o Sistema Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que será responsável pela coordenação da Política Municipal de Turismo.