Reunião debateu sobre áreas históricas de Novo Hamburgo
A prefeitura de Novo Hamburgo esteve presente na primeira reunião do comitê que pretende discutir a situação das áreas históricas de Novo Hamburgo. Participaram do momento representantes da administração pública, da comunidade e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As mais de duas horas de diálogo permitiram que a comunidade trouxesse as suas pontuações, que serão analisadas e debatidas em novos encontros. Segundo a subprocuradora do Município, Gabriela Piardi, os encontros estão sendo planejados para melhorar o diálogo com a população. “Estamos iniciando aqui um comitê com a comunidade. A ideia é que tenhamos menos burocracia e que possamos agilizar as demandas na medida do possível”, contou.
O vice-presidente da Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho, Deivid Schu, reforçou que este é apenas o início de um projeto que busca o melhor para a cidade. “Esse é um primeiro passo para que todos os interessados no bairro possam pensar e agir em conjunto”, avaliou. Schu também entregou a todos os presentes uma carta com uma agenda propositiva, com tópicos que são de interesse da comunidade de Hamburgo Velho. O arquiteto Iran Rosa, representante do IPHAN, destacou ainda a importância histórica da cidade. “É uma região com grande valor de imigração. O IPHAN vai proteger para que esse patrimônio não se perca”, reforçou.
Definições da reunião
Durante a conversa ficou acordado que o próximo encontro contará com a participação do Ministério Público Federal (MPF). Foi decidido também que a Prefeitura terá de tornar público o anteprojeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), aprovado pelo IPHAN, que cuida da revitalização do Centro Histórico. Ainda, determinou-se a confecção de uma cartilha informativa sobre o tombamento do Centro Histórico da cidade.