Restaura NH tem primeira aula do curso de formação de multiplicadores

Restaura NH tem primeira aula do curso de formação de multiplicadores

Publicado em 24/07/2019 - Editado em 31/07/2019
Formação dos multiplicadores começou na manhã desta quarta-feira na Base Pronasci
Crédito
Rafael Mallmann

A primeira aula do curso de Justiça Restaurativa para a implementação do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, o “Restaura NH”, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 24, na Base Pronasci, no bairro Santo Afonso.

A capacitação será de 20 horas semanais e participarão, ao todo, quatro turmas compostas de 25 pessoas cada. O objetivo da qualificação, que é voltada para servidores e a comunidade, é formar os participantes do curso como facilitadores de Círculos de Construção de Paz Não-Conflitivos, tais como: círculos de diálogo (sensibilização), de fortalecimento de vínculos familiares, de fortalecimento de equipes de trabalho, de construção de senso de comunidade. Através de instrumentalização e disponibilização de ferramentas metodológicas, os facilitadores poderão atuar em atividades pedagógicas, na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades de aplicação de Círculos em suas atividades cotidianas. A formação servirá também como base introdutória para futura habilitação e atuação em situações conflitivas. “É importante ressaltar a iniciativa da prefeita Fátima Daudt de encaminhar e sancionar a lei 3.133/2018, que instituiu o Programa de Pacificação Restaurativa de Novo Hamburgo, e o empenho do secretário municipal de Segurança, General Roberto Jungthon, na implementação do programa”, afirmou o diretor de Programas de Prevenção à Violência, Mauro José da Silva.

A juíza da Vara da Infância e Juventude, Ângela Martini, explicou o processo de início do programa. “Nos unimos a um outro grupo, da Vara da Violência Doméstica, que já tinha esta formação. Fizemos um grupo de trabalho e, a partir daí, expusemos todo esse programa para o município em 2017. A prefeita Fátima Daudt acolheu a ideia e começamos a trabalhar de uma forma mais articulada para que chegássemos nesse momento, que é um momento inicial, pois a nossa ideia é levar este programa para todo o município”, contou.

A execução do Restaura NH é uma parceria Prefeitura Municipal e a Comarca de Novo Hamburgo. Na Base Pronasci, além do início da formação, ocorreu a exposição de projetos de artes desenvolvidos pelos jovens do Case, através do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI).

Galeria da notícia