Renato Borghetti encanta no Natal dos Sinos
Encantadora. Poucas palavras descreveriam tão bem a apresentação de Renato Borghetti no Natal dos Sinos na sexta-feira, dia 9 de dezembro, na Praça do Imigrante, Centro de Novo Hamburgo. O evento, que foi promovido pela Prefeitura e pelo SESC, contou com mais de mil pessoas, que puderam ver de perto um dos maiores artistas gaúchos. Acompanhado dos músicos Vítor Peixoto (piano), Daniel Sá (violão) e Pedro Figueiredo (flauta), Borghetti, uma unanimidade da gaita ponto em todo o mundo, trouxe o show Andanças, que reúne grandes clássicos que resumem seus últimos dez anos de carreira.
Identificado com o público e com a cidade – a mãe de Borghetti é hamburguense e ele passou a infância visitando os avós no bairro São José – o músico mostrou toda sua simpatia e virtuose na gaita, suas principais marcas registradas. Em um clima intimista, não faltaram músicas como Cumplicidade, Barra do Ribeiro e o clássico Merceditas. Na plateia, o público aproveitou o momento gauchesco da programação natalina para levar cadeiras e chimarrão. Como Daniel Dias, 29, do bairro Rondônia, que veio acompanhado da filha Débora, 14 e do filho Rodrigo, 16. “É o terceiro show que eu compareço. Também assisti ao Nenhum de Nós e a Chimarruts. Agora viemos assistir ao Borghetti. Esse ano as atrações estão muito boas”, elogiou. Mas o público jovem também mostrou que conhece a boa música. A jovem Heloísa Glaiser Silveira, 9, com as amigas Stephane e Gisele Ziegler, 9 e 7 anos, respectivamente, levou um cartaz com os dizeres “Renato Borghetti, eu vim aqui só pra ti ver”. Mais tarde no camarim, ela entregou um presente ao músico.
No momento máximo dos show, o gaiteiro convocou o público para fazer parte da banda. “Como vocês notaram ninguém canta na banda, então convido vocês para participar dessa música”, citou Borghetti antes de tocar Felicidade, de Lupicínio Rodrigues. O público não fez por menos e cantou em coro a música por inteiro, coroando mais uma noite de Magia e Encantamento.