Região 9 votou suas prioridades no OP

Publicada em 12/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
O comerciante e morador do bairro Centro, Jorge Mendes, 56 anos, acha que o OP é uma grande oportunidade para a população. - Foto: Andressa Lima
Dando continuidade ao ciclo 2013 do Orçamento Participativo (OP), a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), realizou no sábado, 10 de agosto, mais uma assembleia regional. O encontro ocorreu no Colégio Marista Pio XII, onde os moradores dos bairros Centro, Boa Vista, Rio Branco, Vila Rosa, Hamburgo Velho e Jardim Mauá, que compõem a região 9, puderam votar suas demandas gerais e locais. O comerciante e morador do bairro Centro, Jorge Mendes, 56 anos, salientou que esta é uma grande oportunidade para a população. “Essa é a chance de termos voz ativa. Se os projetos vão adiante ou não, faz parte, pois nem todos ganham, mas pelo menos votamos e decidimos juntos, o que é bastante válido”, defendeu.

No total, 102 pessoas compareceram na assembleia. O prefeito Luis Lauermann parabenizou a comunidade pela participação e aproveitou o momento para fazer uma prestação de contas. “Novo Hamburgo é a cidade com mais obras da região, com 120 em andamento. Entregamos, recentemente, melhorias no Hospital Municipal e já temos a licitação para a UPA do Centro”, anunciou. O secretário da SGG, Fufa Azevedo, destacou a importância da votação nos dias de hoje. “Era inimaginável, algumas décadas atrás alguém poder dividir a responsabilidade e poder decidir o que pode ser feito com o nosso recurso. Aí entra o nosso valor como cidadão”, apontou.

Educação e vias urbanas foram os temas prioritários

No tema Educação, a construção de sede para o Atelier Livre (Escola Municipal de Artes) foi a mais votada entre as demandas gerais. A diretora do Atelier Livre, Celi Reichert, comentou a segunda vitória nas assembleias, pois a demanda também já havia vencido no evento do Kephas. “Essa é uma confirmação da necessidade de uma sede própria, que esteja localizada em um lugar central. Isso facilita o acesso das pessoas e faz com que mais pessoas possam vir até o espaço”, disse Celi. A demanda local mais votada foi a construção de rampas apropriadas ao uso por cadeirantes em todas as esquinas do perímetro central da cidade, algo de extrema importância para a comunidade. “As pessoas estão exercendo a sua cidadania e isso mostra que a comunidade se sensibilizou, não apenas com as dificuldades das pessoas com deficiência, mas também com os idosos e pessoas que transitam com carrinhos de bebê”, complementa o titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), Darwin Kremer.

Bairros São Jorge e Ideal recebem as próximas Assembleias

Na terça-feira, 13 de agosto, a EMEF Pres. Prudente de Moraes (Rua Frederico Westphalen, 172, bairro São Jorge) receberá a próxima Assembleia do OP, votando as demandas da região 12 (bairro São Jorge e São José), às 19 horas. Já na quinta-feira, 15 de agosto, a região 5, composta pelos bairros Ideal, Liberdade, Industrial, Pátria Nova, Ouro Branco e Vila Odete, recebem mais uma Assembleia no auditório da FENAC (Rua Araxá, 505, bairro Ideal). Resultados, demandas e agenda completa das reuniões podem ser conferidos no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br.

Resultados da Região 9

-Demandas gerais:

1º Lugar: Educação - Construção de sede para o Atelier Livre (Escola Municipal de Artes)

2º Lugar: Saneamento e Meio Ambiente – Instalação da Usina de Compostagem

3º Lugar: Saúde – Instalação de Centro de Imagem (para exames como ultrassons, raio X, tomografia, ente outros)

-Demandas locais:

1º Lugar: Pavimentação e Vias Urbanas – Construção de rampas apropriadas ao uso por cadeirantes em todas as esquinas do perímetro central da cidade

2º Lugar: Esportes e Lazer – Centro de lazer com academia ao ar livre e Pista de atletismo e iniciação desportiva

3º lugar: Educação – Toldo coberto no acesso de entrada na EMEF Marcos Moog e troca de forro nas salas: 01, 02 e 09.