Região 9 elege suas demandas no Orçamento Participativo

Publicada em 04/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann conversou com os participantes da Assembleia Regional do OP. - Foto: Bruna Provenzano
Mais da metade da série de 12 Assembleias Regionais do Orçamento Participativo (OP) 2011 de Novo Hamburgo já foi realizada. Ao todo, foram sete encontros promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG). A mais recente reunião ocorreu no sábado, dia 2 de julho, no Colégio Marista Pio XII. A comunidade da Região 9 escolheu demandas gerais e locais para os bairros Centro, Boa Vista, Rio Branco, Vila Rosa, Hamburgo Velho e Jardim Mauá.

No início da atividade, o prefeito Tarcísio Zimmermann falou sobre algumas das importantes obras que a Administração realiza na cidade e destacou a importância da participação da comunidade no OP. “Estamos atentos às demandas e este é o momento das pessoas participarem das decisões”, declarou. A Assembleia Regional teve 198 pessoas credenciadas. Nas demandas gerais, os temas mais votados foram Desenvolvimento Social (353 pontos), Desenvolvimento Econômico – Geração de Emprego e Renda (295) e Saúde (218). Nas locais, os mais pontuados foram Saúde (403), Educação (329) e Desenvolvimento Social (157). Além das demandas, a comunidade elegeu 21 delegados para a Região 9.

Pessoas com deficiência também votaram

Em virtude de uma parceria entre a SGG e a coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD), a reunião da Região 9 foi aberta à participação de pessoas com deficiência, mesmo moradores de outras regiões da cidade. Para o metalúrgico Romalino Moraes Júnior, 47 anos, esta foi a oportunidade de participar do OP. “Aqui o acesso é facilitado e assim podemos colaborar neste importante processo que está acontecendo na cidade”, justificou.

Durante o evento, também chamou a atenção um grupo vestido com camisetas e coletes azuis. Eram os moradores do bairro Jardim Mauá que estavam mobilizados pelo mesmo objetivo. “Ano passado conseguimos a construção de uma escola de Educação Infantil. Neste ano vamos votar em uma Unidade de Saúde da Família (USF). Sabemos que assim vamos conseguir”, contou o vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Mauá, Marcos Dresch.

Resultado da Assembleia Regional – demandas mais votadas

- Demandas locais

Saúde: Construção de uma Unidade Saúde da Família (USF) no bairro Jardim Mauá

Educação: Cobertura da cancha de esporte

Desenvolvimento Social: Recurso para estruturação do Galpão de Reciclagem

- Demandas gerais

Desenvolvimento Social: Manutenção e qualificação do programa Catavida, de qualificação e promoção social dos catadores de material reciclável

Desenvolvimento Econômico – Geração de Emprego e Renda: Centro Público de Economia Solidária, com espaço permanente para comercialização de produtos e capacitação gerencial e profissional

Saúde: Reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo

O resultado completo das assembleias pode ser conferido no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br