Região 12 leva mais de 260 pessoas à Assembleia do OP

Publicada em 07/07/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Durante Assembleia do OP, prefeito Tarcísio Zimmermann ressaltou importância do papel da comunidade no desenvolvimento do Município - Foto: Ronan Dannenberg
O Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini foi palco da oitava Assembleia Regional do Orçamento Participativo (OP) 2011 em Novo Hamburgo. O encontro realizado na noite de quarta-feira, dia 6 de julho, teve 264 pessoas credenciadas, que elegeram demandas relativas à Região 12, composta pelos bairros São José e São Jorge, e também investimentos que beneficiarão todo o Município. Restam mais quatro reuniões que serão realizadas até o dia 23 de julho.

Durante a Assembleia, o prefeito Tarcísio Zimmermann realizou a tradicional prestação de contas à comunidade, ressaltando investimentos em todo o Município e especialmente os que atingem diretamente os bairros São José e São Jorge. O chefe do Executivo também destacou a importância do papel dos moradores no desenvolvimento da cidade, dando exemplos de casos em que a população pode fazer sua parte. “Todos podem ajudar a não jogar lixo na rua, a preservar o patrimônio, entre muitas outras ações. A Prefeitura deve cumprir sua missão e a comunidade precisa ajudar nesse processo”, declarou.

Jovem foi exemplo de participação

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Elma Campos Verli, de 17 anos, foi um dos exemplos de comprometimento com o bem-estar da população e com o desenvolvimento do Município. Participando da Assembleia, a jovem foi se inscreveu como delegada do OP e, com isso, pretende lutar por melhorias em sua região e também em todo o Município. Entre as causas que ela defende, está a luta por espaço digno aos animais.

“A comunidade sabe que são necessários novos locais além do Canil Municipal. Hoje faço ações isoladas, mas quero ajudar mais, mobilizando mais pessoas, informando a sociedade”, afirmou ela. Sua demanda, a criação de um novo canil, recebeu 94 pontos durante a Assembleia. Com essa liderança, futuramente Elma poderá integrar o projeto Juventude Participativa, um dos braços do OP em Novo Hamburgo e que pretende agregar mais estudantes nas decisões da Administração.

Ao todo, foram eleitos nove delegados, que serão fiscais do OP. Além disso, os temas mais votados nas demandas gerais foram Saúde (394 pontos), Desenvolvimento Social (389) e Educação (279). Já nas locais, as áreas da Desenvolvimento Social (504 pontos), Educação (353) e Melhoria da Infraestrutura (188) foram destacadas.

Resultado da Assembleia Regional – demandas mais votadas

- Demandas locais

Desenvolvimento Social – Construção de um novo prédio para a URAS Dom Quixote

Educação – Construção de duas salas de aula na EMEF Samuel Dietschi

Melhoria de Infraestrutura – Instalação de postes para iluminação pública no cruzamento da Rua Frederico Westphalen com a Rua Madre Digna

- Demandas gerais

Saúde – Reforma do Hospital Municipal e construção de novo anexo

Desenvolvimento Social – Manutenção e qualificação da Fábrica da Cidadania

Educação – Programa de recuperação das instalações elétricas nas escolas da rede pública municipal

O resultado completo das assembleias pode ser conferido no site www.op.novohamburgo.rs.gov.br