Público movimenta segundo dia da Feira do Livro

Publicada em 26/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Mesmo com uma programação cheia de atividades, a preferida de muitos é visitar os estandes em busca de livros. - Foto: Luana Chinazzo

O segundo dia de Feira do Livro de Novo Hamburgo foi marcado por uma grande movimentação. Milhares de pessoas de diferentes faixas etárias estiveram nos Pavilhões da Fenac participando das atividades e conferindo os estandes. “Estamos muito felizes com o movimento. A Feira é feita pensando em agradar os visitantes e promover a literatura para públicos diversos”, afirmou o secretário de Cultura, Carlos Mosmann.

A 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo acontece de 25 a 28 de outubro, das 12 às 22 horas, e dia 29 de outubro, das 14 às 22 horas, sendo que a venda de livros acontece até as 18 horas. O evento será nos Pavilhões da FENAC (Rua Araxá, 505), junto à Mostratec, com entrada e o estacionamento gratuitos.

Interação

Interação foi a palavra que ditou as atrações da segunda tarde de Feira do Livro. No Palco Principal, o escritor e ilustrador André Neves comandou um divertido bate-papo com as crianças, apresentando os traços de seus desenhos e o enredo de suas histórias. A conversa foi regada a perguntas feitas pelos pequenos ao artista, que instigava a criançada ao fantástico. “Para escrever eu pego coisas que aconteceram comigo, coisas do dia a dia, e coloco fantasia. Isso deixa tudo mais divertido”, afirmou Neves. Outra atividade que levou as crianças ao mundo da imaginação foi a contação de histórias feita pela escritora e contadora Rosane Castro. Rosane movimentou os espectadores da Sala Multiúso chamando participantes e incentivando todos a interagir.

Já no Espaço de Convivência, a Kombina, idealizada pela escritora Chris Dias, colocou crianças e jovens em ação. Todos os visitantes que passavam podiam participar de atividades, inclusive da montagem externa da Kombina, onde painéis magnéticos foram oferecidos para que os visitantes decorassem o veículo. Entre as opções de entretenimento estavam: exposição de arte, com obras da artista Clara Pechansky, brincadeiras diversas, livro interativo, com fantasias para os pequenos, entre outras atrações. A coordenadora da Kombina, Zizi Paz, criou balões com sacos de pão para os visitantes e auxiliou com os desenhos. “Sempre fico encantada com as crianças e com a participação delas. É muito bom fazer parte disso tudo”, afirmou.

Venda de Livros

Mesmo com uma programação cheia de atividades, as preferidas de muitos é visitar os estandes em busca de livros. Entre os mais procuras pelos frequentadores da 34ª Feira do Livro estão os livros infantojuvenis, como os assinados por youtubers como a Kéfera; os sobre games, principalmente o que dão dicas sobre Minecraft, um jogo para PC e dispositivos móveis; e obras que ganharam os cinemas, como o Orfanato da Srta. Peregrine para crianças Peculiares.

Os amigos Erick Reis, 15 anos, e Eduardo Berlitz, 13 anos, que vieram com a escola da cidade de Dois Irmãos, são dois dos que procuravam esses tipos de livros. “Estamos em busca do novo livro da 5ª Onda”, afirmou Berlitz, se referindo a uma trilogia que virou filme em 2016. “Compraria também livros sobre games”, completou Reis.

Mas se engana quem pensa que os jovens não buscam também obras clássicas. “Estou surpreso como a meninada tem buscado livros de autores clássicos. Mesmo que os lançamentos saiam mais, eles buscam obras de diferentes gêneros”, afirmou o livreiro Volmir Dias. “Eles são muito bem informados”, completou.

Galeria da notícia