Protocolo de ação integrada norteará ações da GM e BM no cercamento eletrônico

Publicado em 06/05/2020 - Editado em 15/10/2024 - 10:42
teste
A primeira reunião sobre o tema ocorreu nesta quarta-feira, na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar (3o BPM).
Crédito
Sd Carlos Zoch / Com Soc 3° BPM

A Guarda Municipal (GM) e a Brigada Militar (BM) deram início à elaboração de um protocolo de ação integrada para a operação do sistema de cercamento eletrônico em Novo Hamburgo. A primeira reunião sobre o tema ocorreu nesta quarta-feira, dia 06, na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar (3o BPM).

A ideia teve origem na última reunião do pleno do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), ocorrida em março. GM e BM são corporações que, mesmo possuindo atribuições e finalidades distintas, atuam no patrulhamento das zonas urbana e rural de Novo Hamburgo. A intenção, com o detalhamento a respeito do papel de cada instituição no cercamento eletrônico, é otimizar recursos e melhorar a prestação de serviços. “Existem fatores que poderão determinar a presença de uma força de segurança específica e fatores que exigirão trabalho conjunto, tudo depende da natureza da ocorrência. Através do protocolo, será definida a forma como atuaremos”, explica o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon.

Após a elaboração do documento, terá início o período de instrução de agentes da GM e policiais militares. A expectativa é de eles já atuem de acordo com o protocolo no início da operação do sistema de cercamento eletrônico. “Teremos, em pouco tempo, uma ferramenta que aumentará em muito a nossa capacidade de pronta resposta. A partir da atuação integrada, teremos a certeza de que todos adotarão o mesmo procedimento. Isso é fundamental caso haja a necessidade da execução de um cerco policial, por exemplo”, salienta o major Émerson Ubirajara de Souza, comandante do 3o BPM.

O cercamento eletrônico

O sistema de cercamento eletrônico de Novo Hamburgo contará com 58 câmeras, distribuídas em 29 pontos estratégicos da cidade. Através da tecnologia de OCR (reconhecimento óptico de caracteres, do inglês optical character recognition), as câmeras conseguirão ler as placas dos veículos e identificar se eles se encontram em situação de furto/roubo.

Quando for identificado um veículo em situação irregular, o sistema emitirá um alerta. A partir de então, as forças de segurança darão início à recuperação do veículo, com o despacho de viaturas visando a sua interceptação.

Em Novo Hamburgo, as ações serão acompanhadas e coordenadas no novo Centro de Comando e Controle (C3) da GM e na Sala de Operações do 3o BPM, que manterão comunicação em tempo integral. As imagens captadas pelas câmeras em Novo Hamburgo também serão espelhadas no Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre.