Pronatec traz oportunidades para hamburguenses

Publicada em 20/01/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Luis Quintino Xavier Bueno, aluno do Pronatec, trabalha na soldagem de uma peça - Foto: Ivan Lauffer
Para acompanhar o andamento e o nível de satisfação dos alunos, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está visitando os cursos do Pronatec realizados no Município. O secretário da SDS, Hélio Pacheco, acompanhado da coordenadora do programa, Maristela Guasselli, está realizando as visitas. “Quando eu vejo essas mesas e o quadro, dá vontade de voltar a estudar. É emocionante ver o interesse dos alunos, buscando mais conhecimento. Essa é a recompensa pelos investimentos na qualificação dos empregos e no aprendizado”, aponta o secretário.

Os cursos do Pronatec de 2014 tiveram reinício no dia 12 de janeiro, após as férias. Atualmente, com quase 200 alunos, 14 turmas estão recebendo aulas de 12 cursos diferentes. Conforme a coordenadora Maristela, as visitas servem também para incentivar as matrículas para os cursos de 2015. “Queremos que os alunos estejam atentos, avisem seus amigos e familiares. Cada pessoa pode se inscrever em dois cursos, e é uma ótima oportunidade para se qualificar”, salienta. Interessados em participar do Pronatec devem ficar atentos para as matrículas que estarão abertas a partir do dia 20 de março. Os locais para inscrição ainda não foram definidos.

Unidade móvel e curso diferenciado

Uma unidade móvel moderna e devidamente equipada, estacionada no pátio do Senai, é o local utilizado para as aulas do curso de soldador no processo de MIG/MAG - um dos mais caros no mercado e um dos mais procurados do Pronatec. Ao todo, são 16 alunos matriculados, recebendo noções sobre posições de soldagem, segurança, desenho, elétrica e metrologia. “Muitos alunos chegam aqui já com experiência, então nós aprimoramos o aprendizado teórico e ensinamos técnicas corretas para o manejo dos equipamentos”, explica o instrutor da unidade móvel de soldagem, Edson da Silva Ludvig.

O curso apresenta 200 horas de aulas, sendo metade para aulas teóricas e metade para aulas práticas. Há também a parceria com empresas, que indicam alunos para receber o aprendizado. Esse é o caso de Luis Quintino Xavier Bueno, 37 anos de idade, sendo 12 deles como soldador. “É o primeiro curso que eu faço. Apesar da experiência, é necessário aprender técnicas novas e ampliar conhecimentos”, comenta. A unidade móvel utilizada para as aulas já passou por cidades como Pelotas e São José do Norte. Em Novo Hamburgo, o veículo ficará até 13 de fevereiro, sempre nas aulas do período noturno, das 18 às 22 horas.

Próxima visita

Outra visita da SDS está agendada para a manhã de quarta-feira, 21 de janeiro, às 9 horas. Dessa vez o encontro acontecerá no Senac, rua Bento Gonçalves, 1537, no Centro.