Pronatec forma Cuidadoras de Idosos
O Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro São José, encheu-se de alegria para as formandas, que agora são cuidadoras de idosos, como Maria do Carmo Lourenço, 48. Para ela, o curso foi uma oportunidade de ter uma profissão definida. “Aqui eu abri meus horizontes, tanto na profissão que quero seguir, quanto na educação básica”, comentou Maria do Carmo.
Vera Pinheiro dos Santos, 50, foi a oradora escolhida pela turma e comemorou os conhecimentos adquiridos tanto para a profissão quanto para sua vida pessoal. Isso porque Vera cuida de sua mãe, uma senhora de 80 anos. “Aprendi coisas que não sabia como lidar, foi um aprendizado muito além do profissional”, declarou. Ela lembra também que com esta qualificação a colocação no mercado de trabalho é mais fácil. A coordenadora do curso, Deloíze Lorenzet, confirma as percepções de Vera. “O curso é completo, já que trabalha com a formação humana e profissional”, comenta a coordenadora.
O curso
Com três meses de duração, o curso de Cuidador de Idosos teve início em 22 de setembro, com aulas de segunda a quinta-feira e possuiu carga horária de 200 horas. O projeto foi destinado para as participantes do programa Mulheres Mil, grupo mantido pela Prefeitura com pessoas em vulnerabilidade social.