Pronatec conclui mais cinco cursos no Município

Publicada em 15/02/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Bijuterias confeccionadas pelos próprios alunos durante o curso. - Foto: Jorge Boruszewsky
O momento tão aguardado está chegando para os cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Formação Inicial e Continuada (Pronatec-FIC), que é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o SENAC. As formações de Confeccionador de Bijuterias; Editor de Projeto Visual Gráfico; Recepcionista; Organizador de Eventos e Recepcionista de Eventos se encerram na primeira quinzena de fevereiro, e terão a sua formatura na última semana de março, certificando 91 alunos. “A proposta é valorizar a qualificação profissional e oportunizar as pessoas uma renda extra. Estamos articulando para conseguir trazer novos cursos no segundo semestre para o Município”, descreve a interlocutora do Pronatec em Novo Hamburgo, Joice Silva.

Para a turma de Confecção de Bijuterias, a segunda-feira, 15 de fevereiro, foi especial. Além de ter o último momento em sala de aula, eles puderam expor os seus trabalhos e realizar um desfile com as peças desenvolvidas durante o curso. “Ensinamos a respeito da história da bijuteria, o processo de criação, o empreendedorismo, técnicas de venda e o marketing pessoal. Com certeza aprendi muito mais com eles do que eles comigo, pois as aulas eram uma troca mútua de conhecimento”, relembra a professora Iarema Schuler. “Aqui ensinamos que existem duas coisas no mundo da moda: a tendência e o estilo. A tendência é o que está em evidência no momento e o estilo é aquilo que você usa, indiferente do que está em destaque. É algo da personalidade da pessoa”, complementa a professora.

Dos 20 alunos que iniciaram o curso de Confecção de Bijuterias, 15 concluíram as etapas e vão receber o certificado, e dentre eles, só dois eram homens. Um deles é Márcio Leandro Morbach, de 41 anos. O operador de caixa de supermercado disse que já fez um outro curso do Pronatec-FIC e que ingressou nessa nova formação, por influência de uma tia, que trabalha no ramo de bijuterias. “Aqui pude desenvolver bem mais a minha criatividade. Pretendo fazer mais cursos do Pronatec e futuramente, quem sabe, auxiliar a minha tia”, planeja. O outro representante dos homens no curso é o artesão Sidnei da Silva Rosa, de 52 anos. “Esse é o terceiro curso que já faço do Pronatec. Aqui aprendi a costurar com bordados e pedrarias, itens que poderei utilizar nas fantasias de carnaval, que costumo fazer”, comemora o artesão. O curso, que iniciou em 28 de setembro, teve como pré-requisito, ter no mínimo 15 anos e o Ensino Fundamental Incompleto.

Galeria da notícia