Projeto Farol Afrodigital inicia em Novo Hamburgo

Publicada em 13/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
O projeto Farol Afrodigital, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), inicia oficialmente na sexta-feira, 14 de outubro, na Base do Pronasci (Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso), às 19 horas.

A capacitação de jovens afro-brasileiros é o principal objetivo do projeto. Os 50 alunos matriculados terão a oportunidade de aprender sobre Tecnologia da Informação (TI), e consequentemente, uma nova oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. O prefeito Tarcísio Zimmermann, que estará presente na atividade, descreve que esse é mais um reforço aos programas que estão inseridos no Território de Paz. “Será mais uma iniciativa que beneficiará a comunidade do bairro Santo Afonso”, aponta. De acordo com o coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, os alunos poderão trabalhar depois de um ano de capacitação. “Queremos que eles estejam preparados e se tornem um bom programador, por exemplo”, afirma o titular. O projeto tem parceria com o Ministério do Trabalho para que eles já saiam do curso com um estágio.

Junto as aulas de TI e Informática avançada, os meninos e meninas terão momentos de cultura e lazer, com aulas de Esporte e Cultura Afro, grafite e Hip Hop. O projeto Farol está ligado aos programas que ajudam a comunidade do Território de Paz, através da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com sede situada no bairro Santo Afonso. Além deste programa, o Território da Paz conta com mais cinco projetos em Novo Hamburgo: Mulheres da Paz, Protejo, Justiça Comunitária, PELC e Praça da Juventude. Outros 36 micro projetos culturais funcionam no Território de Paz, orientados pela comunidade por meio do projeto Mais Cultura.

Os encontros serão realizados todas as terças, quartas e quintas-feiras. A primeira turma entra às 10 horas e, a segunda, às 14 horas. As aulas ocorrem na Base do Pronasci, que fica na Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso. Mais informações pelo telefone (51) 3556-1248, ou pelo e-mail farol@novohamburgo.rs.gov.br.