Programação da 1º Semana de Capoeira segue em Novo Hamburgo

Publicada em 06/11/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Durante a oficina, as crianças puderam aprender os movimentos da Capoeira. - Foto: Jorge Boruszewsky
Até sábado, dia 8 de novembro, a comunidade poderá participar das atividades da 1º Semana de Capoeira em Novo Hamburgo. As ações são gratuitas e realizadas pelo Fórum Setorial de Cultura Popular e Diversidade do Município, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT). Podem participar alunos, instrutores, professores, mestres de capoeira, capoeiristas ou crianças e adultos interessados nessa área.

Na tarde de quinta-feira, 6 de novembro, no Espaço Cultural Albano Hartz, crianças do Ensino Fundamental das cidades de Novo Hamburgo, Estância Velha e Morro Reuter participaram da oficina de capoeira, ministrada pelo instrutor Cadinho. Os alunos aprenderam todos os movimentos e os métodos do esporte, que alia a ginga brasileira com dança e técnicas marciais. “Além da atividade física, a capoeira transmite valores para quem pratica, como respeito ao próximo, o coleguismo e a competição saudável”, explica Cadinho.

Quem gostou da oficina foi o garoto Honório Serpa Goularte, de 9 anos. O estudante do 3º ano frequenta a Unidade de Referência da Assistência Social (URAS) Bem Viver, no bairro Guarani, e lá pratica a capoeira, um dos seus esportes favoritos. “Eu pratico Capoeira desde os 6 anos. Gosto muito dela, porque diferente de outros esportes, ela possui música, ginga e a luta de uma maneira legal”, descreve.

Programação segue até sábado

Dentro da programação, na sexta-feira, dia 7, haverá roda de capoeira, às 18 horas, no Calçadão Osvaldo Cruz, no Centro. A ação será comandada pelo Coletivo de Capoeira de Novo Hamburgo. Já no sábado, dia 8, há uma série de atividades que iniciam às 9 horas, com a palestra sobre a capoeira no meio acadêmico, que ocorrerá no Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112 – Centro). Ao meio-dia terá um almoço de confraternização entre os capoeiristas. Às 14 horas, ocorrerá na Praça do Imigrante (Rua Primeiro de Março, s/n° – Centro), o aulão, a roda de alunos com deficiência física e a entrega de certificados dos participantes das oficinas.

O encerramento da 1º Semana Municipal de Capoeira está programado para acontecer na Praça do Imigrante, às 18 horas. “Ainda temos várias atividades para a comunidade conhecer a capoeira e também participar das rodas que estão programadas”, salienta o Secretário de Cultura, Carlos Mosmann. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3593.2013 ou pelo e-mail culturanh@novohamburgo.rs.gov.br.

Programação:

Dia 7 de novembro – sexta-feira

Roda de Capoeira no Calçadão com Coletivo de Capoeira de Novo Hamburgo

Horário: 18 horas

Local: Calçadão Osvaldo Cruz, 112 - Centro

Dia 8 de novembro – sábado

Palestra sobre a capoeira no meio acadêmico - com Professor Rafael

Horário: 9 horas

Local: Espaço Cultural Albano Hartz (Calçadão Osvaldo Cruz, 112 - Centro)

Almoço dos capoeiristas

Horário: 12 horas

Local: Calçadão Osvaldo Cruz

Aulão, roda com alunos de deficiência física e entrega de certificados dos participantes das oficinas

Horário: 14 horas

Local: Praça do Imigrante (Rua Primeiro de Março, s/n° – Centro)

Encerramento da 1° Semana de Capoeira de Novo Hamburgo

Horário: 18 horas

Local: Praça do Imigrante (Rua Primeiro de Março, s/n° – Centro)