Profissionais ligados ao programa Escola Mais Segura realizam encontro

Agentes da Guarda Municipal e profissionais da educação do município realizaram, na quinta-feira, 15, um encontro de alinhamento de estratégias para o ano de 2018 do programa Escola Mais Segura. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança, General Roberto Jungthon, e da secretária de Educação, Maristela Guasselli, bem como das psicólogas e psicossociólogos que trabalham no programa. “Sou uma admiradora deste programa. Este trabalho e a parceria entre as secretarias estão fazendo a diferença. A educação faz-se com trabalho de longo prazo. Superimportante esta capacitação”, destacou sobre o encontro a secretária Maristela. “Uma semente está sendo disseminada para reverberar na comunidade escolar. Temos grandes desafios em conquistar mais adeptos para este programa. Já passamos da fase do projeto, o desafio é enorme pela frente, junto com a comunidade, continuaremos prosperando”, complementou Jungthon.
Missões do programa
O Escola Mais Segura busca aumentar a segurança no entorno das instituições de ensino, por meio de rondas da Guarda Municipal. O programa tem como foco ações de prevenção à violência nas escolas mais vulneráveis, selecionadas a partir de diagnóstico estatístico e pactuação por consenso.
Ainda entre os objetivos pode se destacar a estruturação de uma política municipal de prevenção às violências, com diversas formações realizadas nas redes municipais abordando os temas: violências entre os alunos, institucional e contra o patrimônio, prevenção no trânsito, prevenção ao uso de drogas, violência e abuso sexual.