Problema em esgoto de condomínio vizinho que afetava Biblioteca Municipal é resolvido

Um problema que durou anos foi resolvido esta semana na Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. O esgoto de um condomínio vizinho, que vazava no pátio do prédio público, causando mau cheiro e alagamentos, foi concluído no último dia 18 de julho, após uma semana de trabalho da empresa contratada para o serviço.
Segundo a bibliotecária Maria Denise Kornarzewski, responsável pela Biblioteca Pública, a situação vinha de longo tempo. “O vazamento causava uma série de problemas por muitos anos, pois ficava próximo à sessão infantil. Além de inutilizar o pátio, que estava alagado, inutilizava uma bela área de leitura que tínhamos e agora poderá voltar a ser utilizada. Além disso, o mau cheiro era constante, especialmente no verão, quando não podíamos nem abrir as janelas. Os leitores tinham medo de passar por ali, e ainda tínhamos a preocupação com os mosquitos”, explicou.
As tratativas com o prédio vizinho iniciaram em março, após vistoria da equipe da Secretaria de Cultura (SECULT), que apontou uma série de reparos a serem feitos. No dia 12 de maio, a Secretaria de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários realizou uma fiscalização no local e emitiu um auto de infração ao condomínio. Um mês após receber a notificação, a administração do prédio começou a drenagem e canalização do esgoto, bem como a construção de uma contenção. Com a finalização da obra, o próximo passo, explica a servidora da SECULT, Andrea Pavani, é o plantio de flores no local.
Os serviços no local foram custeados pelo condomínio.