Primavera é tema de exposição na URAS Bem Viver

Publicada em 10/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
A educadora Carla Garcia e os pré-adolescentes do URAS Bem Viver apresentaram exposição de fotos sobre a primavera. - Foto: Diogo Fernandes
Passear pelo bairro e fotografar as flores que surgiram em grande quantidade com a chegada da Primavera. Elaborar textos e poesias baseados nas imagens, e por último, realizar releituras das fotos através da pintura. Foi assim que os 18 pré-adolescentes da Unidade de Referência em Assistência Social do Bairro Guarani (URAS Bem Viver), elaboraram a sua Primeira Exposição de Fotos. A mostra, chamada “Primavera no Guará”, ocorreu na segunda-feira, 10 de outubro.

Durante todo o dia, os alunos, divididos pelo turno em que frequentam o espaço, acompanharam os visitantes e explicaram como a exposição foi elaborada. O projeto mostra a visão deles sobre a estação mais florida do ano. “Achei muito legal. Gostei de ver os vários tipos de flores que tem aqui no bairro e de fotografar. Depois tentei pintar uma das minhas fotos da maneira mais parecida”, disse a aluna Bianca Putzel de Oliveira, 11 anos.

Segundo a educadora da URAS Bem Viver, Carla Garcia, a iniciativa foi elaborada a partir da vontade dos próprios estudantes, que queriam manifestar seus sentimentos frente a maneira como a estética do bairro se transforma com a chegada da Primavera. “É fundamental investir nas iniciativas feitas por eles, principalmente na questão do pensar e do criar, fazendo uma leitura das suas próprias experiências enquanto protagonistas”, explicou.

A exposição com os 50 trabalhos produzidos pelos alunos será apresentada novamente durante a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que ocorre no dia 31 de outubro, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Centro Municipal de Cultura, Rua Eng. Ignácio C. Plangg, 66, Centro). A URAS Bem Viver fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, bairro Guarani, e é um dos 12 espaços mantidos pela Prefeitura de Novo Hamburgo com o objetivo de atender as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.