Prefeitura une entidades para criação do Centro de Inovação e Tecnologia

Em sua gestão, o prefeito Tarcísio Zimmermann buscou articulação com diversas entidades, apresentando essa nova proposta baseado nas possibilidades que o Município oferece em diversos campos, como educação, pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia, ampliando as oportunidades dentro desses ramos. A instalação do novo Centro de Inovação e Tecnologia está prevista para ocorrer junto à Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, aproveitando a área onde originalmente está projetado o empreendimento Boulevard Germânia, do Grupo Zaffari. “Assim como o calçado representa o nosso passado e presente, o CIT representa a chave para o nosso futuro. Novo Hamburgo só terá competitividade se tiver presença forte na área do desenvolvimento tecnológico”, afirma Tarcísio.
O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) tem natureza multiinstitucional. Além da Prefeitura de Novo Hamburgo, o protocolo conta com a participação do Governo do Estado – por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico –, Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Universidade Feevale, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Grupo Editorial Sinos e Grupo Zaffari. O projeto ainda contará com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que destinará recursos do Fundo de Cooperação da Espanha para a elaboração dos Termos de Referência, Estudos de Viabilidade Técnica e Ambiental, Projetos Básicos e de Modelagem da Gestão do CIT.
“A indústria de calçados, máquinas e componentes e a produção de tecnologia para o calçado são um patrimônio da cidade que precisa ser apoiado e preservado. Mas Novo Hamburgo também tem que dar passos decididos nas áreas do conhecimento e da tecnologia aplicada. Este protocolo é um ponto de partida”, descreve Tarcísio. Ele afirma ainda que o CIT pretende unir educação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Será um Centro aberto, multiinstitucional e um instrumento para colocar nosso Município no mapa das cidades vocacionadas para o desenvolvimento tecnológico”, completa.
Autoridades destacam iniciativa
Durante a cerimônia de assinatura do Protocolo de Cooperação Técnica para criação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), que ocorreu no gabinete do prefeito Tarcísio, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, diversas autoridades que fazem parte da ação destacaram a iniciativa da Prefeitura. Confira abaixo alguns depoimentos:
“O prefeito Tarcísio está de parabéns na composição e arquitetura dessa ação. Reunir esse apanhado de instituições não é uma tarefa fácil. Estamos com muito orgulho e queremos ver engrandecer esta ideia. Ter um campus com muitas instituições vai servir como referência na formação de pessoas. E o que temos de duradouro é a educação. Estamos potencializando o trabalho em rede e dando um passo muito importante nesta área”.
Cleber Prodanov, Secretário Estadual de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
“Esta é uma importante parceria que se soma na iniciativa de buscar o desenvolvimento da região. Todas as entidades envolvidas saem fortalecidas para buscar a melhor formação dos nossos recursos humanos”.
Maria Inês Zülke, diretora executiva da Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
“É uma honra para o Grupo Sinos poder participar desta bela iniciativa do poder Executivo. Ela trará grandes possibilidades e vai melhorar o setor de pesquisa e desenvolvimento, aumentando a nossa vontade de fazer parte deste tipo de ações. Aglutinar essas empresas e entidades de ensino é uma grande ideia”.
Carlos Eduardo Gusmão, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Editorial Sinos
“Muito nos orgulha fazer parte de um projeto como este. Temos um empreendimento que está sendo tratado com muito carinho e ter constituída uma área institucional junto com o Prefeito vai organizar melhor a nossa distribuição. Esperamos ter muito êxito e que esse plano traga todos os resultados almejados”.
Cláudio Zaffari, diretor-superintendente do Grupo Zaffari
“Esta é uma data importante, pois esta ação chama diversos setores para aglutinar esforços nas áreas de avanço tecnológico e pesquisas. Isto gera não só o desenvolvimento de empresas, mas também a inclusão social e ainda serve de exemplo para outras prefeituras”.
José Thadeu de Almeida, diretor geral adjunta da Secretaria Estadual de Educação
“A assinatura deste termpo é um marco para Novo Hamburgo. Esta ação conjunta entre poder público, iniciativa privada e universidades é de grande importância. O prefeito está de parabéns e nós estamos comprometidos.”
Ramon Fernando da Cunha, reitor da Universidade Feevale
“Temos a função de promover o desenvolvimento regional e Novo Hamburgo está em uma posição estratégica, das mais importantes. Esse projeto mexe com uma questão principal em nosso País, que é a infraestrutura humana. Articular essa união de entidades vai ajudar na otimização desses recursos”.
Fernando Guaragna Martins, reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul