Prefeitura segue com os trabalhos de recuperação das ruas

Segundo o prefeito Luis Lauermann, o Município está totalmente mobilizado para sanar os problemas ocasionados. “Todas nossas equipes estão envolvidas”, descreve. Para o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola, o objetivo da operação é restaurar a malha viária e garantir mais conforto e trafegabilidade. “Tivemos dias com muitas chuvas e enfrentamos a pior enchente dos últimos anos, o que ocasionou diversos estragos no asfalto. Mas agora intensificamos os trabalhos para recuperar a pavimentação”, explicou. Já na semana anterior à enchente, entre os dias 1º e 22 de agosto, foram utilizadas mais de 125 toneladas de massa de asfalto para os restauros. Ainda não há estimativa geral dos prejuízos na cidade.
Com os serviços, foi recuperada pavimentação de vias de diversos bairros da cidade. As Ruas Frederico Mentz (Hamburgo Velho) e Ícaro (Canudos) foram algumas das vias que receberam reparos, sendo cobertos os buracos que existiam nos trechos. Na Avenida Victor Hugo Kunz foram realizados trabalhos para corrigir uma infiltração na via, na altura da Rua Engenheiro Jorge Schury. Ao todo 72 ruas foram restauradas. Receberam melhorias as ruas dos seguintes bairros: Rondônia, Liberdade, Vila Rosa, Rio Branco, Pátria Nova, Ouro Branco, Canudos, Industrial, Lomba Grande, Boa Saúde, Jardim Mauá, Ideal, Diehl, São José, Roselândia, Hamburgo Velho e Centro.
Prefeitura ganha reforço na limpeza de ruas
A Prefeitura também segue com os trabalhos de limpeza nas ruas dos bairros atingidos pelas cheias. Estima-se que 85 mil toneladas de entulhos e resíduos trazidos pelas águas sejam recolhidos durante a operação, que é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM). O objetivo da ação é permitir que os moradores retornem para suas casas com mais comodidade. A Administração iniciou os trabalhos no dia 31 de agosto.
Com o objetivo de apoiar esse mutirão de limpeza que vem sendo realizado pela Prefeitura, desde o dia 4 de setembro a operação passou a contar com o auxílio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano. Máquinas e caminhões foram disponibilizados para o Município por um acordo de cedência. Dois caminhões basculantes trucados já estão incluídos nos trabalhos. A previsão é de que cheguem mais dois veículos do mesmo modelo, além de uma retroescavadeira, e uma escavadeira hidráulica.