Prefeitura renova contrato com cooperativas

Publicada em 29/07/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Estiveram na reunião, que definiu a renovação de contrato, o biomédico da SEMAM, Marcelo Rafael Petry, o presidente da Cooperativa Colabore, Paulo Ricardo Bohn, o secretário da SEMAM, Danilo de Oliveira e o Diretor de Limpeza Urbana, Darci Zanini. - Foto: Jorge Boruszewsky

Na tarde de sexta-feira, 29 de julho, a Prefeitura de Novo Hamburgo selou o contrato de mais 12 meses com a cooperativa Coolabore. A questão pendente referia-se a renovação do acordo para a gestão da Unidade de Reciclagem do bairro Roselândia. No dia 20 de julho, já havia sido firmado o trato com a Unidade Centro, também gerida pela cooperativa, dentro do programa Catavida. Os dois contratos expiraram em junho. O Catavida é administrado pelas secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Meio Ambiente (SEMAM) e Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). Estiveram na reunião que definiu a renovação de contrato, o biomédico da SEMAM, Marcelo Rafael Petry, o presidente da Cooperativa Colabore, Paulo Ricardo Bohn, o secretário da SEMAM, Danilo de Oliveira, e o diretor de Limpeza Urbana, Darci Zanini.

Por divergências em relação a questão da quantidade da pesagem estabelecida, um valor teve que ser depositado pela Prefeitura aos profissionais da reciclagem. Metade dessa quantia já foi paga em 12 de julho. A segunda parcela está prevista para ser lançada em 12 de agosto. A coleta seletiva e a triagem dos resíduos sólidos do Município seguem com o ritmo normal, sendo intensificada com a presença da cooperativa Univale, que atualmente realiza esse serviço nos bairros Canudos e Hamburgo Velho, enquanto a Coolabore é responsável pelo Centro.