Prefeitura realizará Audiência Pública para debater os rumos da Cultura

De acordo com o titular da SECULT, Carlos Mosmann, Novo Hamburgo vem trabalhando constantemente na fortificação das políticas públicas voltadas para a cultura. “A cultura é uma importante ferramenta de transformação e inclusão social, além de um ramo que movimenta também o setor econômico”, pontua. “Por isso, trabalhar para que esses direitos sejam garantidos, é uma obrigação do poder público”, completa. Na ocasião, serão debatidas as ações da Administração como o Plano Municipal de Cultura, atividades culturais para a comunidade, assim como temas latentes em esfera nacional, como a extinção do Ministério da Cultura, por exemplo.
Plano Municipal de Cultura e Conselho de Cultura
Em abril, mais de 100 representantes de diversos segmentos artísticos do Município se reuniram para debater o Plano Municipal de Cultura, onde foi apresentado o planejamento estratégico das próximas ações culturais em Novo Hamburgo.
Junto da apresentação do plano, foi realizada a eleição do Conselho Municipal de Cultura (CMPC), onde foram eleitos 24 conselheiros pela sociedade civil e 12 nomes indicados pelo governo. O CMPC foi criado em 2014 pelo decreto 6.318/2014, em 6 de maio. Entre as atribuições do conselho está a fiscalização das atividades da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e entidades culturais ligadas à prefeitura; administração do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), elaboração de projetos, editais e convênios culturais.