Prefeitura realizará ações durante o carnaval para corrigir danos causados pelas chuvas

Publicada em 28/02/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Na quinta-feira, 27 de fevereiro, equipes da SEMOPSU fizeram a limpeza de bueiros e valas, com a utilização de um caminhão hidrojato - Foto: Paulo Barcelos

A Prefeitura de Novo Hamburgo seguirá com os trabalhos de limpeza de vias públicas, arroios e bueiros entre segunda e quarta-feira, dias 3, 4 e 5 de fevereiro. As ações, de responsabilidade das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), se concentrarão nas áreas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias por todo o Município. “Precisamos da organização de uma ação integrada e intersetorial para que possamos garantir um melhor escoamento das águas, evitando a repetição dos casos de alagamento”, destacou o prefeito Luis Lauermann.

As equipes da Diretoria de Limpeza Urbana da SEMAM trabalharão em áreas dos bairros Canudos e Ideal para o recolhimento de galhos e entulhos oriundos do período de precipitações. Já as equipes da SEMOPSU se desdobrarão entre os bairros Boa Saúde, Canudos, Operário, Petrópolis, Roselândia, Santo Afonso, São Jorge e São José, realizando serviços de desassoreamento de arroios, recomposição de redes de esgoto pluvial e correção de infiltrações. Além disso, será dada continuidade à desobstrução de bueiros e valas com a utilização de um caminhão hidrojato, em parceria com a COMUSA – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.

Reunião com moradores

Ao longo da manhã de sexta-feira, 28 de fevereiro, os secretários Especial de Gabinete, Beto Silva, e Geral de Governo e Relações Comunitárias, Fufa Azevedo, se reuniram com comissões de moradores dos bairros Roselândia e São Jorge para encontrar soluções para os principais problemas enfrentados nos locais. Entre as demandas relatadas, estão problemas com o escoamento das águas e a solicitação da formação de equipes emergenciais. “Estamos sofrendo nesses últimos meses com a grande quantidade de chuva em períodos muito curtos de tempos, o que não tínhamos como prever. Temos um projeto agora de criar uma comissão que possa tratar dessas ações emergenciais”, destacou Fufa.