Prefeitura realiza limpeza da Casa de Bombas

Publicada em 04/11/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Durante a operação de limpeza um balcão foi retirado do local. - Foto: Paulo Cesar dos Santos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), realizou a limpeza da bacia de acumulação da Casa de Bombas, no bairro Santo Afonso. Os trabalhos fazem parte de iniciativas de prevenção contra as enchentes. Os serviços realizados no dia 29 de outubro retiraram do local uma grande quantidade de resíduos sólidos, dentre eles, sofás, cama, roupeiro, e uma sapateira.

Durante o ano, a Prefeitura tem intensificado os serviços de limpeza da Casa de Bombas. Para as melhorias no local, a Administração investe no uso de maquinário (escavadeiras), caminhões para o transporte de resíduos, destinação do lixo, e servidores. O objetivo das ações preventivas é garantir mais tranquilidade aos moradores do bairro.

Conforme o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola, o lixo jogado as margens dos arroios e córregos, em dias de chuvas, é lavado pela correnteza podendo causar alagamentos, além de prejudicar o funcionamento da Casa de Bombas. “Todos os resíduos depositados irregularmente podem danificar os equipamentos e desativar o bombeamento das águas”, explica.

Conscientização

A recomendação é que a comunidade faça o descarte correto do lixo, não jogando resíduos nos arroios, canais ou nos bueiros. De acordo com o diretor de Esgotos Pluviais (DEP), Jorge Koch, as bombas são importantes para a região, pois evitam que as águas transbordem e atinjam casas próximas. “O funcionamento da Casa de Bombas garante a segurança de mais de 40 mil pessoas. Por isso, é importante que a comunidade também faça a sua parte descartando o lixo corretamente”, alertou. “É preciso que a comunidade se conscientize de que os recursos gastos com a retirada do lixo poderiam ser utilizados em outras melhorias”, acrescenta Koch.

Como denunciar

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) lembra que a disposição de resíduos em local impróprio é crime ambiental (conforme a Lei Federal 12.305/2010). Portanto, quem flagrar alguém despejando lixo em vias, arroios, terrenos, ou qualquer outra área inadequada para isso, deve denunciar pelo telefone 156. É garantido o sigilo da identidade do denunciante.