Prefeitura promove oficina sobre História e Cultura Afro-Brasileira
A escola recebeu o palestrante Luis Carlos de Oliveira, que abordou as questões étnico-raciais com os alunos. No evento, foi promovida uma mesa redonda com Oliveira, professores, funcionários e o diretor da escola, além de esclarecer dúvidas dos estudantes. “É maravilhoso estar aqui. Sabemos que a diferença começa dentro da educação”, comentou Luis Carlos.
Na escola existe um projeto de rádio comunitária coordenado pela professora de língua portuguesa, Márcia Helena Santos da Silva, que envolve toda a comunidade escolar o ano inteiro. A Rádio KW, como é chamada, trabalhou o tema “Desperte seu coração: amor não tem cor”. “É uma forma de discutirmos a lei e o preconceito racial dentro das escolas”, comentou Márcia. O diretor da escola, Jeverson Fainello, comentou a importância de discutir o assunto nas aulas. “É uma questão de auto-estima, os alunos têm preconceito não apenas racial, mas também da comunidade onde moram”, comentou Jeverson.
Universidade Feevale promoveu palestra sobre desterritorialização, migrantes e refugiados
Na noite de terça-feira, 17 de novembro o Núcleo de Identidade e Direitos Humanos da Universidade Feevale promoveu a palestra “Desterritorialização, migrantes e refugiados no contexto atual: uma reflexão sobre o caso do Senegal”. No evento, estavam presentes membros da Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial (COMPPIR), representando a Prefeitura de Novo Hamburgo.
20/11- Sexta-feira
11h30: Exibição do filme Melanina;
Local: saguão do Centro Administrativo Leopoldo Petry.
12h: 20ver na Praça especial
Local: Praça 20 de Setembro
Das 14 às 17h: Formação sobre a lei 10639/2003 e Estatuto Igualdade Racial – Palestra com Orson Soares
Local: Centro de Cultura, 3º andar, sala 31.
21/11- Sábado
19h: Missa Afro
Local: Paroquia Santo Antonio (Rua Rio dos Sinos, 10 - Liberdade, Novo Hamburgo)
22/11- Domingo
15h: Show Nações
Local: Sociedade Cruzeiro do Sul