Prefeitura e Metroplan vistoriam transporte escolar

Publicada em 09/06/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Uma operação conjunta entre a SESMUR, por meio da DITRANS, Guarda Municipal, e da Metroplan, fiscalizou veículos que fazem o transporte escolar dentro da cidade de Novo Hamburgo. - Foto: Divulgação/Guarda Municipal
Uma operação conjunta na tarde de terça-feira, dia 9 de junho, fiscalizou veículos que fazem o transporte escolar dentro da cidade de Novo Hamburgo. O objetivo da ação fiscalizatória foi identificar possíveis irregularidades. A iniciativa é da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), por meio da Diretoria de Transportes (DITRANS), Guarda Municipal, e da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan. A ação foi intensificada no bairro Primavera, no entorno de uma escola técnica. Na oportunidade foram vistoriados vans e ônibus que transportam estudantes da instituição de ensino.

Participaram da operação nove guardas municipais, seis fiscais da DITRANS e 20 agentes da Metroplan. A DITRANS fiscalizou os veículos autorizados pelo Município a prestarem os serviços de transporte de estudantes no perímetro urbano de Novo Hamburgo. Já a Metroplan fiscalizou os veículos responsáveis pelo transporte intermunicipal de alunos. De acordo com o inspetor da Guarda Municipal, Pedro Nicolli Santos, em duas horas a operação vistoriou 63 veículos. Durante as abordagens, a Metroplan notificou quatro veículos por transporte intermunicipal irregular, desses, um também estava com a documentação obrigatória vencida. A Guarda Municipal autuou sete veículos por irregularidades.

Conforme o gerente da DITRANS, Leandro Bortoli, no ano passado foram autuados oito veículos por não terem autorização para o transporte escolar municipal. “Destes, seis veículos foram removidos ao depósito, já na vistoria de hoje, tivemos apenas um veículo autuado por não possuir autorização de transporte escolar, um grande avanço”, comenta. “Estas fiscalizações serão estendidas para outras regiões do município, gerando mais segurança e conforto aos usuários do transporte escolar, destaca o titular da SESMUR, Egon Kirchheim.

Nas fiscalizações foram verificados os sistemas de iluminação, equipamentos de segurança obrigatórios e a documentação, em conformidade com o Artigo 136 do CTB. Também foi verificada a documentação dos motoristas e se os mesmos possuíam todos os pré-requisitos de condução, conforme prevê o Artigo 137 do CTB. “A fiscalização sempre é importante, para verificarmos as condições do transporte escolar e também inibir o transporte clandestino dos estudantes”, aponta o diretor de Transportes, Álvaro dos Santos Silva.