Prefeitura lança plataforma online para registros de crime

Publicada em 13/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024
De acordo com o secretário da SESMUR, Filipe Nunes Ferreira, esse serviço vai otimizar o trabalho da Guarda Municipal. - Foto: Jorge Boruszewsky

Mais uma ferramenta para o combate à violência no Município foi lançada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR). O Registro Online de Denúncias ou Reivindicações em Novo Hamburgo permite que o cidadão realize sua demanda pela internet anonimamente, ou não, apenas preenchendo alguns dados, como data, hora, local onde o fato ocorreu. Para realizar a ocorrência, basta entrar em www.odsc.com.br e clicar no botão “Registro do Cidadão para Casos de Violências, Crimes e Serviços Públicos Deficitários”.

De acordo com o secretário da SESMUR, Filipe Nunes Ferreira, esse serviço vai otimizar o trabalho da Guarda Municipal. “Todas as denúncias vão ser encaminhadas para o Observatório de Segurança, que fará a triagem e destinará para o setor mais apropriado. Caso o denunciante se identifique, podemos dar um retorno para ele, comunicando quando a demanda for solucionada”, explica Nunes.

O que você gostaria de denunciar?

Na opção “O que você gostaria de denunciar?”, existe a possibilidade de assinalar uma opção, fazendo uma denúncia mais direcionada. Estão disponíveis as opções: Abuso sexual (incluindo assédio, exploração, estupro e pedofilia); Acidente de trânsito; Agressão física; Agressão verbal; Ameaça; Ausência ou baixa qualidade de serviços públicos; Comércio irregular; Consumo ou venda de drogas ilícitas; Dano ao patrimônio público ou privado (depredação ou pichação, por exemplo); Furto ou roubo (incluindo veículos); Prostituição; Sequestro; Violência doméstica; e Outro(s). Ainda é possível assinalar se houve envolvimento de arma de fogo e se o cidadão fez o boletim de ocorrência. Os dados permitem que o contribuinte detalhe melhor o pedido e colabore para um controle mais apurado das ocorrências no Município.

Galeria da notícia