Prefeitura intensifica trabalhos de manutenção e limpeza
Confome medição do pluviômetro instalado na base da Defesa Civil do Município, foi registrado 70,6 milímetros de chuva em cerca de três horas. A marca coreesponde a 40% do esperado para o mês de dezembro. A Defesa Civil atendeu a dez ocorrências de deslizamento de terra, 18 residências alagadas e e pelo menos duas casas atingidas por quedas de árvores. O órgão também segue monitorando o volume dos rios e arroios e pode ser acionada pelos telefones 3587-7863 e 9964-3889.
Trabalhos de limpeza
Servidores da SEMOPSU realizaram trabalhos de limpeza de bueiros e valas em alguns bairros da cidade, como Canudos e Santo Afonso. De acordo o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola, durante os serviços foram retiradas grandes quantidades de lixo que estavam obstruindo a passagem das águas. “O objetivo da operação é garantir o escoamento das águas, além de evitar que o lixo chegue a casa de bombas”, exlica.
Casa de Bombas
A Casa de Bombas, no bairro Santo Afonso funcionou normalmente. Seis dos sete motores foram ligados auxiliando no bombeamento das águas evitando alagamentos na região. Uma equipe da SEMOPSU retirou do local uma grande quantidade de lixo e entulhos jogados de forma irregular e que acabam sendo levados pelas águas até a bacia de acumulação da Casa de Bombas. Até mesmo animais mortos foram retirados pelos funcionários.
A Prefeitura realiza a limpeza diária das grades e a cada dois meses faz a retirada dos residuos retidos no mangote da bacia de acumulação. A manutenção garante que os motores não sejam atingidos pelo lixo evitando danos aos equipamentos.