Prefeitura iniciou campanha “Pisou na faixa, eu respeito!”

Publicada em 03/03/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Lançamento foi feito no bairro Canudos. - Foto: Paulo Barcelos
“Infelizmente a maioria dos motoristas ainda não respeitam a faixa de segurança em frente a nossa escola. Acredito que a campanha vai ajudar na conscientização”, essas foram as palavras da orientadora educacional, Analice Silveira, da Escola Municipal Senador Salgado Filho, no bairro Canudos, durante a primeira ação da campanha “Pisou na faixa, eu respeito!”, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, através das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e de Educação (SMED). A primeira atividade educativa foi realizada na manhã de quinta-feira, 3 de março, entre 11h30 e meio dia, em frente a escola, na Rua Vereador Oscar Horn, com o apoio de Guardas Municipais, professores e alunos. O titular da SESMUR, Egon Kirchheim, o comandante da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, e a gerente de mídia e educação da SMED, Marizete Penz, também participaram da ação.

No primeiro dia de campanha também foram desenvolvidas abordagens em frente a EMEF Anita Garibaldi, no bairro Canudos, EMEF Presidente Nilo Peçanha, e na EMEF Imperatriz Leopoldina, as duas últimas no bairro Ideal. A campanha será intensificada junto as 80 escolas municipais, e em outras duas de ensino privado. A intenção é desenvolver atividades em, pelo menos, quatro escolas por dia. Instituições que também queiram aderir a campanha podem entrar em contato com a SESMUR, no segundo andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, bairro Canudos.

Conforme o titular da SESMUR, Egon Kirchheim, a intenção é alertar para a segurança dos pedestres. “Estamos orientando os condutores para que redobrem a atenção ao circular com veículos por áreas onde existam faixas de segurança. Da mesma forma, estamos recomendando que os pedestres realizem suas travessias na faixa”, pontuou.

Um dos objetivos da campanha é mobilizar e orientar os estudantes para que possam possam atuar como multiplicadores em suas famílias e na comunidade. Um exemplo disso foi a participação dos alunos Alisson Fonseca de Almeida, e Artur Meira Hanauer, ambos de 12 anos, alunos do 5º, e Pedro Henrique Rodrigues, 12 anos, do 7º ano da EMEF Senador salgado Filho, que sob a supervisão de agentes da SESMUR e Guarda Municipal e de professores, auxiliaram nas abordagens.

Dicas para o pedestre:

– Use sempre a faixa de segurança;

– Antes de atravessar, pare junto ao meio-fio e verifique o trânsito;

– Aguarde a aproximação de outras pessoas em vias de grande movimento para realizar a travessia conjunta;

– Cuidado com vias de mão dupla e possíveis motos trafegando nos corredores entre os veículos;

– Sempre respeite o semáforo.

Dicas para os condutores:

 – Fique atento ao se aproximar de faixas de segurança;

 – Diminua a velocidade e pare ao ver um pedestre querendo atravessar;

- Acompanhe a movimentação de outros veículos no entorno. Caso perceba perigo, faça sinal ao pedestre;

 – Espere a travessia completa dos pedestres para seguir;

 – Em frente às escolas, reduza a velocidade e redobre os cuidados com as crianças

Galeria da notícia