Prefeitura inicia levantamento topográfico para melhorias na BR-116

Publicada em 06/08/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Para o levantamento topográfico, a Prefeitura está utilizando um GPS Geodésico Dupla Frequência. - Foto: Paulo Barcelos
Na manhã de quarta-feira, dia 6 de agosto, o prefeito Luis Lauermann acompanhou o início do levantamento topográfico realizado pela Prefeitura de Novo Hamburgo para o desenvolvimento do projeto que prevê melhorias no trecho hamburguense da BR-116. “O projeto vai apontar adequações dos acessos à rodovia, com o objetivo de qualificar o fluxo de veículos na pista”, destaca o prefeito. Os apontamentos iniciaram próximo a sinaleira da BR-116, no bairro Roselândia, e devem se estender até o cruzamento com a ERS-239.

A iniciativa faz parte do acordo firmado durante o encontro realizado no dia 1º de agosto, entre Prefeitura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no bairro Roselândia. Na oportunidade, a Administração apresentou o compromisso de realizar o levantamento topográfico para a projeção de possíveis alterações, como a terceira pista e obras das laterais no trecho entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, além de construção de passarelas e trincheiras.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, as melhorias buscam garantir segurança aos pedestres e facilitar o tráfego de veículos, além de diminuir os congestionamentos, em especial na altura da sinaleira do bairro Roselândia. Também acompanhou o início dos trabalhos o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) Egon Kirchheim.

Tecnologia via satélite

Para o levantamento topográfico a Prefeitura está utilizando um GPS Geodésico Dupla Frequência- RTK (receptor GNSS – Global Navigation Satellite Systems). O aparelho é utilizado pela Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) no georreferenciamento de áreas de interesse público. O geodésico agiliza o trabalho de topografia reduzindo o tempo das medições em até 80%, além de ampliar a capacidade de medição para um raio de até 15 quilômetros. “As coordenadas rastreadas pelo instrumento são pós-processadas por um software que gera o relatório do levantamento”, explica o topógrafo da SEMOPSU, Charles Schneider.

O equipamento funciona por meio do GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) americano, e do Glonass, sistema russo, do tipo geodésico, que permite identificar pontos a partir dos sinais emitidos por satélites com precisão de centímetros. A sigla RTK significa Real Time Kinematic, ou posicionamento cinemático em tempo real. A tecnologia de navegação por satélites tem o objetivo corrigir instantaneamente os dados transmitidos e recebidos via satélite. A aquisição do aparelho foi possível por meio de uma verba vinculada do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), como compensação pela extração de recursos minerais no Município. O investimento é de R$ 113.980,00.

O que a alteração prevê:

- a retirada do conjunto semafórico;

- no sentido Norte/Sul, somente será permitido seguir em frente;

- as conversões para o bairro Roselândia, de quem vem pela BR-116, no sentido Dois Irmãos/Novo Hamburgo, serão feitas pela Rua Granada, ou no viaduto da ERS-239;

- no sentido Novo Hamburgo/Ivoti, os veículos deverão passar pela rotatória, como forma de redução de velocidade, deverá ser implantada uma lombada.

- no sentido bairro Roselândia/BR-116, deverá ser im plantada uma faixa de retenção antecedendo a rotatória, para a conversão à esquerda e à direita.

- após ingressar na rotatória, quem sai do bairro Roselândia em direção ao Centro de Novo Hamburgo, deverá ser implantada uma faixa de aceleração, com faixa de retenção, após 100 metros de pista.