Prefeitura inicia construção de escola no bairro Roselândia

Mais uma importante obra para o desenvolvimento da educação pública será realizada pela Prefeitura de Novo Hamburgo. Na quinta-feira, dia 8 de março, a partir das 11 horas, será dado início à construção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no bairro Roselândia. A cerimônia acontecerá na esquina das Ruas Aquarius e Rosenelfe, em uma ação das secretarias de Educação e Desporto (SMED) e Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU).
Para a construção da escola serão investidos R$ 1.939.695,04. A EMEI oferecerá 240 vagas e contará com oito salas de aula, uma sala de leitura e multiuso, um laboratório de informática, cozinha, vestiário de funcionários, refeitório e pátio. Já a área externa será composta por palco, anfiteatro e pracinha. A escola terá ainda banheiros para estudantes e professores além de um prédio administrativo com secretaria, sala de orientação, diretoria, almoxarifado e salas de reuniões. Para o prefeito Tarcísio Zimmermann, este é mais um passo para qualificar a Educação do Município. “São mais 240 vagas e um espaço adequado para as crianças”, informa. Já de acordo com o secretário da SMED, Alberto Carabajal, a nova instituição de ensino fortalecerá o papel social da educação na comunidade. “Os moradores da Roselândia merecem esta escola, será uma forma de garantir que as crianças estejam em local seguro e afastadas de perigos”, explicou.
Atualmente, o bairro Roselândia, que tem cerca de seis mil habitantes, conta com duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e apenas uma EMEI. A construção da nova instituição amenizará a falta de vagas na Educação Infantil. “Será muito importante esta nova escola para que mais crianças possam ser atendidas. O bairro estava mesmo precisando, a EMEI vai chegar em boa hora”, disse a moradora Marines Scariotti dos Santos, 43 anos.
Novo Hamburgo terá 12 novas escolas
Esta será a oitava escola iniciada pela Prefeitura de uma série de 12 projetadas. As demais devem ser ter seu início de obras até o final do ano. Ao todo, as instituições aumentarão em 48% o número de vagas oferecidas atualmente pela Rede Municipal de Ensino para crianças com até cinco anos de idade. Serão investidos cerca de R$ 20 milhões para a construção das escolas em diversos bairros do Município. As escolas foram aprovadas pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que tem como objetivo destinar recursos para a construção e aquisição de equipamentos para escolas públicas de Educação Infantil. O projeto das escolas leva em consideração aspectos como acessibilidade, segurança e higiene.
Quatro escolas devem ser concluídas nos próximos meses nos bairros Rondônia, São José (Kephas), Canudos (Morada dos Eucaliptos) e Boa Saúde. Outras duas nos bairros Jardim Mauá e Lomba Grande devem entrar em funcionamento até o final do ano. Além da EMEI da Roselândia, outra em Canudos foi iniciada em 2012 e uma no bairro Santo Afonso aguarda o início das obras. As três instituições restantes estão em fase de licitação e captação de verbas.