Prefeitura incentiva adoção e qualifica equipamentos para proteção de animais

Publicada em 23/12/2015 - Atualizada em 15/10/2024
Prefeitura possui um ônibus de Educação Ambiental que leva as feiras de adoção de cães e gatos para diversos locais. - Foto: Vanessa Monni

Final de ano é a época em que há feriados prolongados e, infelizmente, o abandono de animais cresce. Muitas pessoas deixam cães e gatos na rua por não terem como levá-los na viagem ou por não terem onde deixar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Novo Hamburgo possui uma população média de 24 mil cães e 12 mil gatos. Pensando nesse número, o Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA), vem intensificando campanhas sobre adoção responsável. “O que talvez as pessoas não percebem é que quando se abandona um cão, ele perde o que há de mais importante em sua vida: a referência humana”, observa o médico veterinário do Cempra, Maicon Bonini. O Centro é gerido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM).

Por isso, a Prefeitura trabalha com controle populacional humanitário, que compreende a esterilização coletiva dos animais de rua, promovendo a conscientização dos cidadãos e a importância da guarda responsável, já que, 80% dos animais que estão nas ruas têm ou tiveram donos, e outros 20% são crias de cães e gatos oriundos de abandono. “O problema é gerado na irresponsabilidade dos cidadãos que por algum motivo abandonam erroneamente seus animais”, completa Bonini.

O Cempra oferece o serviço de castração de animais para pessoas de baixa renda que residem em Novo Hamburgo, mediante taxa que varia de acordo com o poder aquisitivo dos interessados. O valor varia, dependendo da espécie, gênero e peso do animal a receber o procedimento. Para isso, os interessados devem comprovar insuficiência financeira, por meio de comprovante de renda. Mediante a aprovação, é realizada vistoria no local onde reside o animal e a partir disso, é feita a cirurgia de castração.

Castramóvel

Para aumentar a abrangência dos atendimentos do Cempra, uma unidade móvel foi construída para proporcionar as esterilizações nas comunidades mais carentes do Município. O veículo era uma ambulância que iria a leilão, mas foi resgatada, revitalizada e adaptada para servir como uma sala de cirurgia. A expectativa é realizar mais de 3 mil atendimentos ao longo do ano, como afirma o diretor de Proteção Ambiental, Volnei Campagnoni. “Esse projeto é mais que aumentar o número de castrações, a unidade móvel vai divulgar e conscientizar a população acerca da importância da esterilização dos seus animais e da guarda responsável”, afirma Campagnoni. A pintura do novo equipamento contou com apoio do grupo 5ª Galáxia, com o artista Pedro Corrêa, que executou a arte em grafite do veículo. A previsão é de que a ambulância esteja circulando pelas ruas do Município até o início de 2016.

Outro veículo que também auxilia nas questões de meio ambiente é o ônibus ambiental. Equipado com 32 poltronas, televisão, dois aparelhos de ar condicionado e toldos laterais, o veículo foi reestruturado pela Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) da SEMAM. A partir de agora, ele servirá como sala de aula para as crianças do Município, abordando temas como arborização, maus-tratos aos animais, esgoto, entre outros.

Cempra

O CEMPRA integra a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM). Foi criado no ano de 1999, mas foi em 2001 que iniciou a prestação de serviços como o recolhimento de animais, a adoção responsável e castração. Seu objetivo principal é o controle populacional humanitário dos animais errantes através da castração. Além disso, também recolhe animais de rua em situação de risco (atropelados, doentes, filhotes, fêmeas prenhas e/ou com filhotes), e fiscaliza situações de maus tratos. O CEMPRA ainda realiza atividades educacionais através de palestras sobre bem-estar animal e guarda responsável a públicos diversos e feiras de doação de animais.