Prefeitura implantará estudo de observatório do trabalho

Publicada em 31/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Prefeito Tarcísio Zimmermann e o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lucio, assinam contrato do observatório do trabalho. - Foto: Gustavo Henemann
Na segunda-feira, dia 31 de outubro, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, assinou o contrato para implantação de um projeto de estudo de demandas de trabalho e oportunidades de qualificação profissional para o Município. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), que fará um observatório do trabalho no Município. O projeto prevê 45 dias para a apresentação de um diagnóstico, que identificará as prioridades para a qualificação dos trabalhadores hamburguenses.

Segundo o chefe do Executivo, será realizado um mapeamento das necessidades do mercado de trabalho quanto aos cursos que terão efetivo aproveitamento. “Esse estudo trará mais segurança para as pessoas, pois as qualificações serão realizadas de acordo com as demandas que as empresas necessitam”, destacou. Já o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lucio, explicou que o observatório do trabalho é uma ferramenta criada para identificação de como será o futuro do mercado profissional e de que maneira deverão ser investidos os recursos para qualificação dos trabalhadores. “Buscamos subsídios através das políticas públicas, visando identificar quais as áreas prioritárias para aplicação dos cursos de qualificação profissional”, esclareceu.