Prefeitura forma turmas de Informática Básicae aproxima moradores da tecnologia
O computador já não é mais um objeto estranho para 220 hamburguenses que participaram do curso de Informática Básica oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID). Na segunda-feira, dia 9 de junho, os alunos receberam o Atestado de participação na capacitação. A cerimônia de entrega foi dividida em dois turnos e aconteceu no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.
Representando o prefeito Luis Lauermann, o vice Roque Serpa participou da formatura e parabenizou os hamburguenses que se dedicaram e concluíram o curso. “No mundo de hoje se fala muito em globalização e isso tem relação direta com a tecnologia. O governo está preocupado com a Inclusão Digital e por isso desenvolvemos ações como esta”, disse. Além do curso gratuito, a Prefeitura disponibilizou apostilas didáticas e de exercícios.
O curso, voltado para pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o universo digital, teve duração de quatro meses com aulas uma vez por semana, cada uma com duas horas de duração. Neste período, os alunos aprenderam desde a estrutura que compõe um computador até a navegação na internet, além da criação e edição de documentos. “No primeiro dia de aula, quando eu perguntei quem já tinha usado um computador, poucas pessoas responderam que sim. Hoje, este certificado comprova que vocês já fazem parte desde mundo informatizado”, destacou o diretor de Inclusão Digital, Guilherme Zimmermann.
Desafios e amizades
A cada nome chamado para a entrega do certificado o sentimento era de satisfação e contentamento por terem chegado ao fim do curso e pelo reconhecimento da capacitação. Muitos dos estudantes das 14 turmas que se formaram encontraram nas aulas dos professores de informática o tempo e a paciência para ensinar que, às vezes, não encontram com filhos e netos. “Vocês certamente estão mudando com este curso e decidiram pela direção certa para esta mudança, que é a de ampliar o mundo”, afirmou a secretária da SETID, Márcia Schüler.
Aos 94 anos, a professora de piano Livas Augusta da Silva Kern foi a aluna mais velha a concluir o curso e receber o Atestado. Depois da morte do marido, ela procurou no curso de informática uma nova temática a ser aprendida e uma oportunidade de ocupar o tempo livre. “Além de tudo que aprendi, ainda fiz muitos amigos e isso é muito importante. Isso é dar valor à vida”, conta a moradora do Centro da cidade. Sobre as diferenças entre o teclado do piano e do computador ela explica. “Com o piano precisamos ter firmeza, já com o teclado do computador o toque tem que ser leve”, compara.
Em breve a SETID deve abrir novas turmas para o curso. As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas pelo telefone 3594-9958, pelo portal caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br, pelo e-mail telecentros@novohamburgo.rs.gov.br ou nos Telecentros Comunitários do Município.