Prefeitura entrega 42 novos Guias da Saúde em Braille

Publicada em 06/03/2015 - Atualizada em 17/10/2024
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD) e da Secretaria de Saúde (SMS), com o apoio da Associação de Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH), entregou 42 novos Guias da Saúde em Braille. - Foto: Ivan Lauffer
Novo Hamburgo deu um grande passo em termos de acessibilidade humana e atendimento a pessoas com deficiência. Na tarde de sexta-feira, dia 6 de março, 42 novos Guias da Saúde em Braille foram entregues pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD) e da Secretaria de Saúde (SMS), com o apoio da Associação de Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH). O material tem por objetivo propiciar uma maior facilidade para a comunidade de deficientes visuais que conheçam o sistema braille. “Queremos dar autonomia para as pessoas, melhorando o acesso a serviços de saúde”, comentou o titular da CPPD, Darwin Kremer. O ato ocorreu na sede da ADEVIS-NH.

A iniciativa é inédita em todo território nacional. O lançamento do material foi realizado na 32° Feira Regional do Livro, em 2014. O guia foi elaborado em conjunto entre a Prefeitura e a ADEVIS. “Acima de tudo, é um projeto que traz cidadania e uma responsabilidade da nossa secretaria. Essas ideias podem servir de modelo para outros setores e serviços públicos”, pontuou a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira. O presidente da ADEVIS-NH, Ricardo Seewald, elogiou o trabalho da Prefeitura e falou sobre a elaboração do Guia. “Foi uma experiência bem rica. Quando o poder público é sensível às dificuldades da sociedade, nós podemos esperar bons serviços”, observou. Seewald fez a solicitação dos guias pelo site da SMS de Novo Hamburgo, que possui o selo de Aprovação de Acessibilidade do órgão Acessibilidade Brasil.

O surgimento do Guia

Foi a partir da dificuldade encontrada por Valdair da Rosa Silva, 49 anos, que a ideia começou a surgir. “Havia uma consulta marcada para a minha filha, mas tive que pedir que lessem para mim”, lembrou. A assessora da Secretaria de Cultura (SECULT), Cler Oliveira, que à época trabalhava como coordenadora do Setor de Acessibilidade da SMS, foi quem atendeu o pedido. “Sabemos das necessidades dessas pessoas, mas às vezes não percebemos como podemos ajudá-las. É muito emocionante ver essa iniciativa dando resultado”, relatou Cler.

O guia conta com endereços, telefones e e-mails de serviços de saúde como Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, Hospitais (públicos e particulares), Unidades de Pronto Atendimento, Centros de Atendimento Psicossocial, Vigilância em Saúde, Centro de Imagens, Laboratório, SAE, Centro de Especialidades Médicas, Amigos do Bebê, Nutrir, Farmácias, Conselho de Saúde, Coordenadorias, Conselho de Pessoa com Deficiência e Saúde, Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (ADEVIS-NH), Área de Acessibilidade, Ouvidoria e Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, além de informações de como fazer o Cartão SUS.

Para aqueles que têm interesse, a solicitação do Guia da Saúde em Braille pode ser feita em qualquer unidade ou serviço municipal de saúde, ou no site saude.novohamburgo.rs.gov.br. Em até três dias o Guia em Braille é entregue na residência do solicitante.