Prefeitura divulga balanço do 1º ano do Balada Segura

Publicada em 02/06/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Blitz fiscalizatória da Operação Balada Segura em Novo Hamburgo - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), através do Comitê do Balada Segura, divulgou um balanço do primeiro ano de atividades em Novo Hamburgo. A apresentação dos resultados foi realizada no auditório do 10º andar, do Centro Administrativo Leopoldo Petry, com a presença de representantes da Administração e da sociedade civil organizada. As blitze de fiscalização e educação visando combater, principalmente, a mistura de álcool e direção, tiveram início no dia 7 de abril de 2014, através de iniciativa da Prefeitura e Detran/RS, por meio do efetivo da Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar.

Durante o primeiro ano de operações do Balada Segura em Novo Hamburgo, 4.488 motoristas foram abordados. Nas 48 operações do período, 795 condutores foram autuados, 422 deles por embriaguez ao volante. Pelo menos 435 carteiras de habilitação (CNHs), 28 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs), e 255 veículos foram recolhidos.

A Operação Balada Segura também desenvolveu ações que visam a segurança no trânsito. As abordagens têm como foco principal o público que frequenta eventos noturnos. “O objetivo é desenvolver ações educativas e fiscalizatórias visando prevenir um dos principais fatores de risco no trânsito, a mistura de álcool e direção”, explica a diretora de Trânsito, Regina Soares. Para complementar as blitze também são realizadas atividades de sensibilização sobre o tema junto a comunidade.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), Egon Kirchheim, ao comentar os dados das operações, destacou que as ações estão ajudando a conscientizar os condutores e a reduzir o número de acidentes. “É importante frisar que não somos contra o consumo de bebidas alcoólicas, antes, reforçamos a campanha que visa sensibilizar condutores e passageiros sobre o alerta de não dirigir após ingerir bebidas com álcool”, ressalta.

Conforme o Diretor da Guarda Municipal, Marcos dos Santos, para as operações, a Prefeitura desloca em média 13 agentes da Guarda Municipal. O diretor acrescenta que, além de promover a fiscalização de trânsito, as ações também ajudam a tirar de circulação condutores e veículos que não estejam de acordo com a legislação, diminuindo os riscos para a comunidade.

Balanço

Operações: 48

Veículos abordados: 4.488

Autuações: 795

CNH's recolhidas: 435

CRLV recolhidos: 28

Veículos recolhidos: 255

Testes de bafômetro aplicados: 4.255