Prefeitura busca um inverno mais quente para todos

Em Novo Hamburgo existem aproximadamente 400 pessoas em situação de rua. Para tornar a vida desses indivíduos um pouco mais amena, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), oferece vários serviços, como o CENTRO POP, que é caracterizado como um Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (CREAS POP). Neste local é oferecido o serviço à jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Esse espaço é voltado à análise das fragilidades das pessoas atendidas, acompanhamento individual e grupal, encaminhamentos à rede socioassistencial e das demais políticas públicas, tendo em vista a inclusão em uma rede de proteção social. Além disso, o CENTRO POP realiza um atendimento e mapeamento das áreas de maior incidência, pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SAS Rua). Também é oferecido encaminhamento de documentação, rede de saúde, cursos profissionalizantes, cartão SUS, trabalho, retorno à família, CadÚnico, entre outros.
Ainda no CENTRO POP é disponibilizado um espaço físico de permanência durante o dia, no qual são atendidos 60 pessoas por dia, 240 por mês, e mais de mil, no primeiro semestre de 2016. Nesse espaço é oferecido café da manhã, atividades em grupo, atendimento psicossocial, encaminhamentos a rede, guarda pertences, espaço de higienização corporal e de roupas e varal para secagem. “Buscamos contribuir para ações de reinserção familiar ou comunitária e construção de novos projetos de vida”, afirma o titular da SDS, Hélio Pacheco. O CENTRO POP fica na Rua Domingos de Almeida, 200, bairro Centro. Já na Casa de Acolhimento e Albergue Bom Pastor, existem 25 vagas, enquanto no abrigo, de mesmo nome, existem 10, podendo se estender até 15 lugares.
Quero ajudar
Se você deseja realizar doações para moradores de rua em Novo Hamburgo, deve levar os donativos para a Fábrica da Cidadania (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, bairro Canudos). De lá, as roupas são distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social do Município. A Fábrica funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
Quero ajudar mais
Se a população avistar algum morador de rua e quiser informar para a Prefeitura, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas, pode ligar para o CREAS POP (51) 3035-5904. A noite e nos finais de semana, pode acionar a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, pelo telefone 153, que possui também mudas de roupas e encaminha às pessoas em situação de rua para o projeto do município.