Prefeitura adquire novo equipamento para levantamento topográfico

Publicada em 13/01/2014 - Atualizada em 17/10/2024
O topógrafo da SEMOPSU, Charles Schneider, destaca que o novo equipamento amplia a capacidade de medição para um raio de até 15 quilômetros - Foto: Paulo Barcelos
A Prefeitura de Novo Hamburgo adquiriu um novo equipamento que vai permitir que o setor de topografia da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) realize os trabalhos de levantamento e medição de áreas com maior precisão. A aquisição de um GPS-RTK – GPS Geodésico Dupla Frequência foi possível por meio de uma verba vinculada do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), como compensação pela extração de recursos minerais no Município. O investimento é de R$ 113.980,00.

A expectativa é de que o novo aparelho agilize o trabalho de topografia reduzindo o tempo das medições em até 80%. De acordo com o secretário da SEMOPSU, Enio Brizola, o aparelho será utilizado no georreferenciamento de áreas de interesse público. “As coordenadas rastreadas pelo instrumento serão pós-processadas por um software para gerar o relatório do levantamento”, explica. “O geodésico amplia a capacidade de medição para um raio de até 15 quilômetros”, destaca o topógrafo da SEMOPSU, Charles Schneider.

O equipamento

O GPS Geodésico Dupla Frequência- RTK (receptor GNSS – Global Navigation Satellite Systems), funciona por meio do GPS (Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global) americano, e do Glonass, sistema russo, do tipo geodésico, que permite identificar pontos a partir dos sinais emitidos por satélites com precisão de centímetros. A sigla RTK significa Real Time Kinematic, ou posicionamento cinemático em tempo real. A tecnologia de navegação por satélites tem o objetivo corrigir instantaneamente os dados transmitidos e recebidos via satélite.