Prefeitura abre 15 turmas no curso de informática básica
Em diferentes ações do nosso dia a dia, a tecnologia está presente e, muitas vezes, facilita as atividades cotidianas. Embora os computadores e a internet estejam cada vez mais acessíveis, saber utilizar as diversas possibilidades que as ferramentas tecnológicas oferecem segue sendo um desafio para muitas pessoas. Pensando nisso, e com o objetivo de aproximar estes cidadãos da tecnologia, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou mais um ciclo de turmas do curso de Informática Básica. As aulas são gratuitas e acontecem no Telecentro do Espaço Cultural Albano Hartz, que fica no Calçadão Oswaldo Cruz, no Centro da cidade. "Nossa intenção é que as pessoas se apropriem das tecnologias e não sejam apenas usuárias dos equipamentos", explica a secretária de Tecnologia e Inclusão Digital, Marcia Schüler.
As aulas, voltadas para pessoas com pouca ou nenhuma familiaridade com o universo digital, acontecem uma vez por semana, com duas horas de duração e por aproximadamente quatro meses. Neste período, os alunos aprendem desde a estrutura que compõe um computador até a navegação na internet, além da criação e edição de documentos. A Prefeitura também disponibiliza apostilas didáticas e de exercícios.
Novos aprendizados e desafios
Embora já utilize sites de redes sociais, a artesã Nádia Weber, 58 anos, buscou o curso oferecido pela Prefeitura para ampliar os conhecimentos de informática. “Os filhos nem sempre têm paciência para ensinar e eu quero utilizar o computador para ajudar no meu trabalho como artesã. Espero aprender a fazer etiquetas e pesquisas na internet”, contou.
As 15 novas turmas, dispostas nos turnos da manhã, tarde e noite, enxugarão a lista de espera para cerca de 300 pessoas que desejam fazer a capacitação na cidade. As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas pelo telefone 3594-9958, pelo portal caminhodigital.novohamburgo.rs.gov.br, pelo e-mail telecentros@novohamburgo.rs.gov.br ou nos Telecentros Comunitários do Município. Além de oferecer os cursos de informática, desde 2009 a Prefeitura de Novo Hamburgo já instalou 21 Telecentros Comunitários. Nestes espaços públicos, a comunidade pode utilizar computadores conectados à internet para realização de trabalho, envio de e-mail e uso de redes sociais.