Prefeita de Novo Hamburgo leva a mãe para vacinar em drive para idosos

Linha de apoio
Defensora da vacinação, Fátima Daudt pede aceleração no envio de doses para as cidades
Publicado em 25/03/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:51
teste
Prefeita Fátima registrou o passo a passo da vacinação da dona Suelci na Fenac
Crédito
Lu Freitas

Esta quinta-feira, dia 25, foi um dia especial para a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt. Defensora convicta da vacinação contra a covid-19, Fátima levou sua mãe, dona Suelci Oliveira, de 72 anos, para receber a primeira dose da imunização durante o drive-thru para idosos a partir desta idade que o município está realizando na Fenac. “Estou muito feliz e emocionada. Gostaria que todos tivessem a vacina. Estamos esperando o momento de poder voltar a encontrar nossos amigos”, disse dona Suelci após ser vacinada.



A prefeita, que fez questão de entrar na fila como qualquer cidadão, elogiou a organização dos drives e o trabalho realizado pela equipe de saúde em parceria com instituições da cidade. “Tenho recebido várias mensagens parabenizando o pessoal e o andamento da vacinação aqui”, disse. Mais uma vez, Fátima enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde. “Realmente ele estão trabalhando muito, estão exaustos. A gente precisa muito se cuidar, até para dar um alívio a este pessoal que está trabalhando muito intensamente na covid”, destacou.



Fátima também reforçou sua determinação de acelerar a vacinação, mas que o ritmo está limitado ao envio de doses por parte do Ministério da Saúde. “Já coloquei Novo Hamburgo em todas as frentes para aquisição de vacinas, mas nenhum município ou Estado conseguiu adquirir ainda. Além disso, o Ministério da Saúde disse que, se os municípios conseguirem, eles irão confiscar”, explica a prefeita. Ela enfatiza que aguarda com ansiedade chegar o seu momento de ser vacinada. “Nosso País precisa acelerar o envio de doses para as cidades”, pede.



DRIVES



Nesta semana, a Prefeitura está realizando drive-thru diários na Fenac. Na sexta-feira, ele ocorre para idosos a partir de 71 anos de idade. No sábado, o drive será feito com trabalho voluntário e beneficiará idosos a partir dos 70 anos. Já na terça-feira, dia 30, tem drive para idosos a partir de 69 anos de idade. A segunda-feira será dedicada à reorganização de novas ações para acelerar ainda mais a vacinação em Novo Hamburgo.



Todos os dias, os drives ocorrem das 9 horas às 16 horas. Os documentos necessários são documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência em nome da pessoa a ser vacinada ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local.



Quem não puder comparecer e pertence ao grupo dos drive pode agendar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Canudos, Primavera e Santo Afonso, e Unidade de Saúde da Família (USF) de Lomba Grande, além da Casa de Vacinas. O agendamento, porém, só abre a partir da semana seguinte do respectivo drive. Já idosos acamados a partir dos 60 anos podem conseguir o agendamento na unidade básica de sua referência (na oportunidade, também é possível agendar a vacinação de um cuidador da pessoa).