Prefeita Fátima reúne entidades e forças da segurança pública estadual

Publicada em 02/03/2017 - Atualizada em 16/10/2024
Prefeita reuniu lideranças da segurança pública e entidades representativas para uma conversa conjunta sobre a área - Foto: José Renato Oliveira

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, reuniu, na tarde desta quinta-feira (2), lideranças da segurança pública e entidades representativas para uma conversa conjunta sobre a área, no sentido de pedir a urgente colaboração do Estado. A iniciativa foi uma rápida resposta do executivo municipal ao assassinato, dentro do Hospital Geral, de um homem envolvido em ocorrências policiais.

Participaram do encontro o chefe do Estado Maior da Brigada Militar, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, o secretário adjunto da pasta da Segurança do RS, Jorge Luis Soares, o comandante regional da Brigada Militar, coronel Haroldo Knebel, o comandante interino da Brigada Militar de Novo Hamburgo, major Adriano Zanini, os delegados Rosalino Seara e Enisaldo Plentz, o secretário municipal de Segurança, general Roberto Jungthon, o assessor especial de gabinete, José Cacio Bortolini, além de representantes das entidades OAB, ACI, Sindilojas, CDL e movimento #Paz.

A prefeita reiterou que a segurança pública é um dever do Estado, e o município pode ser um parceiro nesse processo. “A Guarda Municipal deve trabalhar em parceria a Polícia Civil e Brigada Militar, já que tem esferas diferentes de atuação”, afirmou Fátima, que salientou também que o momento pede atenção e ações conjuntas.

O Chefe do Estado Maior da Brigada Militar se comprometeu em reavaliar a fixação do efetivo local, a fim de empregá-lo adequadamente, gerando maior visibilidade e, consequentemente, ter melhores resultados no combate à criminalidade. Além disso, no curto prazo, serão realizadas mais operações com o efetivo já disponível no município e ações conjuntas entre as forças, visando maior segurança. Já no médio prazo foi sinalizada a realização da Operação Avante, que contemplará o Vale do Sinos, e a possibilidade de avaliar o aumento do efetivo local.

Ficou definido ainda que nesta sexta-feira (3), será realizada uma reunião entre o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, Brigada Militar e Polícia Civil para alinhar futuras operações. Será agendada também, para a próxima semana, uma nova reunião do grupo com o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

O coronel Julio Cesar Rocha Lopes, chefe do Estado Maior da Brigada Militar, afirmou que atendeu a um pedido da prefeita, que é importantíssimo, e que fica feliz em poder participar desse encontro. “E, mais do que isso, nos unirmos no combate à criminalidade, dentro das dificuldades de todos”, finalizou.