Prefeita Fátima Daudt é recebida por produtoras de Lomba Grande

Prefeita Fátima Daudt é recebida por produtoras de Lomba Grande

Linha de apoio
A pedido da prefeita, elas organizaram e apresentaram demandas e necessidades do bairro rural
Publicado em 05/09/2019 - Editado em 06/09/2019
Prefeita Fátima destacou o papel da mulher no encontro
Crédito
Lu Freitas

“Nunca, em toda a nossa história, tivemos oportunidade de expor nossas ideias, falar de nosso trabalho e de nossas necessidades. O dia de hoje é motivo de muita satisfação e alegria, quando, a pedido da prefeita, estamos aqui. Nunca na história de Lomba Grande fomos ouvidas”. A afirmação da chefe do escritório da Emater, em Lomba Grande, Leonice Maria Kreutz, resume a alegria das produtoras rurais do bairro que se reuniram na comunidade católica para expor demandas e ideias para a prefeita Fátima Daudt na tarde desta terça-feira, 4.

As mulheres que receberam a prefeita integram o Programa de Formação de Agentes de Desenvolvimento Local, que funciona há uma década no bairro rural de Novo Hamburgo.

Comandado pela engenheira Georgia Morganti Sant´anna, o programa é dividido por seis grupos: Canto Esperança, Flor do Campo, Sempre Unidas, Flor de Liz, Girassol e Alto Astral.

“Vivemos um momento importante, de protagonismo feminino, e ter aqui a autoridade máxima da cidade, uma mulher, ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, nos fortalece ainda mais”, complementou Leonice ao citar também a secretária Paraskevi Bessa- Rodrigues.

Dentre as principais demandas apresentadas pelas produtoras, Fátima ouviu propostas de melhorias para as estradas, para o transporte público, iluminação pública e saúde.

A prefeita detalhou os processos que envolvem todas essas demandas e falou do comprometimento das secretarias em buscar as soluções necessárias e seguir atuando nas demandas constantes. Fátima relembrou os demorados processos de licitação do transporte público e as restrições que se fizeram necessárias no ano passado em função da falta de repasses de recursos estaduais para a saúde.

Comprometida em rever cada uma das demandas, Fátima destacou a força feminina representada no encontro. “Sou mulher, mãe e avó, como vocês. Entendo o quanto somos eixo de nossas famílias e o quanto somos importantes. E sabemos o quanto o trabalho de cada uma de vocês é fundamental não somente para suas famílias, mas para a nossa comunidade”, afirmou a prefeita.

Neste contexto, a secretária Paraskevi Bessa-Rodrigues, ao lado do diretor de Fomento ao Desenvolvimento Rural, Rogério Schoenardie, falou sobre a reforma e entrega do prédio que vai abrigar a agroindústria. “Vai ser um local equipado para a capacitação e produção rural liderado por mulheres. Junto de nossos parceiros, como a Emater e o Sebrae vamos trabalhar no estímulo às vocações”, comentou a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O encontro foi encerrado com uma deliciosa confraternização quando foram servidos doces e salgados produzidos em Lomba Grande.

Galeria da notícia