Portal da Transparência de Novo Hamburgo é o segundo melhor do Estado

A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu na tarde de terça-feira, dia 20 de outubro, o Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet 2015. O reconhecimento foi entregue pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aos gestores executivos e legislativos municipais que adotaram iniciativas para ampliar a divulgação de informações à sociedade. Novo Hamburgo conquistou 93,85 pontos, a segunda maior pontuação entre as cidades com mais de 10 mil habitantes do Rio Grande do Sul. “Os melhores colocados ofereceram mais informações, além daquilo que foi determinado. Ou seja, o Município não cumpriu apenas os critérios pontados e ofereceu ainda mais para a comunidade”, apontou o prefeito Luis Lauermann.
A titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), Marcia Schüler, pasta responsável pelo Portal da Transparência hamburguense (www.transparencia.novohamburgo.rs.gov.br), representou o Município na premiação e recebeu a honraria das mãos do presidente do TCE-RS, Cezar Miola. “O Portal da Transparência representa um conforto moral para os moradores de Novo Hamburgo, pois a comunidade pode saber através do site onde estão sendo investidos os recursos públicos”, considerou Marcia Schüler. “Esse é um reconhecimento do trabalho da equipe que vê a importância da transparência para a comunidade”, comemora a diretora de Sistemas de Informação e Governo Eletrônico, Tatiane Souza.
Além da entrega do diploma e da menção honrosa, os municípios agraciados receberam o selo digital do TCE-RS para utilizarem nos sites. A notícia foi destaque em diversos veículos de comunicação do Estado.
Prêmio
Foram avaliados sites de prefeituras e câmaras de vereadores gaúchos. Foram analisados 88 itens de controle de 22 critérios por meio dos quais se verifica o atendimento à Lei de Acesso à Informação e à Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o presidente da TCE-RS, Cezar Miola, o objetivo do prêmio é “estimular os gestores a cumprir as exigências ligadas à transparência e aperfeiçoar os processos de comunicação com a sociedade”.