Peça de teatro traz o cotidiano da mulher em forma de musical

Publicada em 22/04/2015 - Atualizada em 17/10/2024
A peça, que contou com 11 atores, e mais nove pessoas envolvidas, foram entoadas canções de artistas famosos, como Chico Buarque, Ana Carolina, Martinho da Vila, Alcione, Rita Lee, Kid Abelha, Frenéticas, dentre outros. - Foto: Jorge Boruszewsky

“ A mulher é sempre fonte de inspiração para poemas, canções e peças teatrais”. Essa foi uma das falas do espetáculo “Mulheres, um Musical Poético”, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo em comemoração ao aniversário de 88 anos de emancipação política do Município, por meio da Coordenadoria de Politicas Públicas para as Mulheres (CMulher). No musical, estrelado pelo grupo teatral Luz & Cena, canções, envolvendo o tema mulher, compõem a trama, que intercala momentos poéticos, coreografais e musicais.

Para a primeira-dama, Jorgia Seibel, a mulher deve ser lembrada em todos os momentos, não somente no mês de março. “Não poderíamos deixar de fora, da comemoração dos 88 anos da cidade, as mulheres, que são protagonistas na história de Novo Hamburgo”, justifica a primeira-dama. Para a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Anita de Oliveira, a intenção de se realizar essa peça é proporcionar as mulheres o acesso à arte. “Queremos trazer as mulheres ao teatro, permitindo-lhes um contato maior com a cultura”, observa Anita. Quem saiu de casa para ir prestigiar o espetáculo foi Rosane Isabel de Oliveira, de 50 anos. A dona de casa relata que veio a convite das amigas e porque acredita que a arte seja a melhor maneira de quebrar tabus a respeito dos direitos das mulheres. “Tudo fica mais fácil, quando envolvemos uma manifestação cultural para abordar um tema como a liberdade das mulheres”, descreve a dona de casa. Durante a peça, que contou com 11 atores, e mais nove pessoas envolvidas, foram entoadas canções de artistas famosos, como Chico Buarque, Ana Carolina, Martinho da Vila, Alcione, Rita Lee, Kid Abelha, Frenéticas, dentre outros.