Grande participação do público em capacitação para projetos culturais
Iniciativa gratuita e inédita no município contou com sala cheia em dias de encontro

Três dias de trocas de conhecimento, experiências e o aprendizado sobre alguns dos caminhos possíveis para desenvolver atividades culturais em Novo Hamburgo. Foi dessa maneira que a Capacitação em Projetos Culturais e Empreendedorismo foi encarada pelo público presente na semana passada. “Saio daqui com outras expectativas de como é possível produzir um projeto, desde a criação dele e o relacionamento com os outros profissionais”, comenta o produtor Fábio de Lima, 36 anos, participante do evento. Os encontros ocorreram nos dias 15, 16 e 17 deste mês, na Sala 31 do Centro Municipal de Cultura. A iniciativa inédita foi uma realização da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) e do Conselho Municipal da Política Cultura (CMPC), em parceria com o Instituto Brasileiro da Pessoa e o SEBRAE. Além disso, a capacitação também integra o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura – PROMFAC.
Para o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, a iniciativa foi um primeiro passo para o desenvolvimento coletivo de ideias e projetos no município. “Tudo que realizamos no ambiente cultural, artístico e profissional, é relacionamento. O que difere nosso trabalho, é a nossa capacidade e a nossa técnica, mas as oportunidades derivam dos nossos contatos. Estamos em um momento onde o mundo é colaborativo. Então, nestes três dias aqui se teve um embrião de um processo importante na cidade e para toda ela”, declarou Cardoso no encerramento da capacitação.
Com mais de 90 pessoas interessadas em realizar a capacitação, os 3 dias de encontros contaram com uma grande frequência dos inscritos. “Perceber as pessoas abertas, participativas e ter praticamente o mesmo número de participantes durante todo a capacitação, é transformador. Daqui nascem novas ideias, novos projetos novos relacionamentos. Aqui estão se abrindo novas perspectivas”, explica um dos palestrantes da Capacitação, o gestor do Instituto Brasileiro da Pessoa, Marco Aurélio Alves. Além dele, o técnico de atendimento do SEBRAE, Lucas Meinhardt, também apresentou as possibilidades de regularização e empreendedorismo como microempreendedor individual e microempresário.