Participação da comunidade garantiu obras na EMEF Affonso Penna

Publicada em 30/03/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Comunidade escolar acompanhou cerimônia de inauguração das melhorias na EMEF Pres. Affonso Penna. - Foto: Bruna Provenzano
A organização e mobilização dos moradores do bairro Vila Nova, em Novo Hamburgo, resultou em melhorias para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pres. Affonso Penna. A Prefeitura, a partir das secretarias de Educação e Desporto (SMED) e Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), inaugurou na quinta-feira, dia 29 de março, uma rampa construída na escola e a reforma dos banheiros. As melhorias foram reivindicadas pela comunidade durante as reuniões do Orçamento Participativo (OP).

Durante a cerimônia que marcou a entrega das obras realizadas pela Administração, a escola também inaugurou melhorias realizadas com verba arrecadada durante eventos promovidos junto à comunidade escolar. Presente no evento, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a participação dos moradores. “Cada obra do OP que realizamos é um conjunto de presentes que a cidade dá a si mesma a partir de uma decisão coletiva”, ressaltou.

A EMEF Pres. Affonso Penna atende, atualmente, cerca de 280 estudantes que contarão agora com banheiros reformados e adaptados para cadeirantes, além de uma rampa que facilitará o acesso de pessoas com deficiência. De acordo com o titular da SMED, Alberto Carabajal, obras de acessibilidade estão sendo construídas em diversas escolas. “Estamos fazendo uma construção histórica na Educação da cidade. Temos aproximadamente 500 alunos de inclusão e é preciso que os espaços sejam adequados”, concluiu.

Para a construção da rampa de acessibilidade a cadeirantes e reforma dos banheiros feminino e masculino, foram investidos R$ 57.638,73. Para o presidente da Associação de Pais e Mestres (APEMEM) da escola, Gilney Bley, as reformas trarão mais conforto e segurança para professores e estudantes. “Demos um importante passo juntos e vamos seguir para construirmos uma escola de ainda mais qualidade”, disse.