Parceria busca melhorias na Educação

Publicada em 21/10/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Deputado estadual Luis Lauermann, prefeito Tarcísio Zimmermann e secretário Estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, debateram melhorias nas redes Estadual e Municipal de Educação - Foto: Robson Nunes
Em reunião na sexta-feira, dia 21 de outubro, o prefeito Tarcísio Zimmermann e o secretário Estadual de Educação, José Clóvis de Azevedo, iniciaram um novo processo em busca de melhorias para a Educação. Acompanhados do deputado estadual Luis Lauermann, os representantes dos Executivos Estadual e Municipal começaram a traçar estratégias para obter soluções para as duas redes de ensino em Novo Hamburgo. Além disso, também trataram de investimentos para revitalização do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini e a ampliação do programa MundiNHo (também conhecido como Um Computador Por Aluno). O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Tarcísio, no Centro Administrativo Leopoldo Petry.

“Queremos formar um grupo de trabalho para projetos futuros e também sanar as necessidades existentes, unindo as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, além da Coordenadoria Regional”, afirmou Tarcísio. Azevedo se mostrou disposto a todo tipo de parceria para potencializar as redes. “Assim poderemos relatar de forma mais ampla as pendências”, sentenciou. Nessa linha, deverá ser firmado oficialmente uma série de protocolos e termos de cooperações para oficializar as demandas relatadas no encontro, além de uma reunião de trabalho entre as secretarias envolvidas. “Vamos buscar todas as possibilidades de cooperação entre Estado e Município”, descreveu Tarcísio.

Intercâmbio e Patrimônio Histórico

Além de detalhar um plano de necessidades, Tarcísio e Azevedo também buscam intercâmbio na área de tecnologia para a educação. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), já foi citada como referência na questão de formação de conteúdos e adaptações de softwares para os computadores distribuídos para alunos da rede municipal. Atualmente, duas escolas municipais atuam com o programa que distribuiu um computador por aluno e professor. A ideia é também ter apoio do governo estadual para ampliar o número de escolas contempladas. Já o reforço do patrimônio histórico deve ocorrer no objetivo de reformar o prédio do Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, no bairro Hamburgo Velho.