Parceria entre Adevis e Secretaria de Cultura prevê acessibilidade a deficientes visuais na Biblioteca Pública Municipal

Publicada em 20/04/2017 - Atualizada em 17/10/2024
A servidora Isabel Flores conduziu Lucimara pelos corredores da Biblioteca Pública Municipal - Foto: Joel Reichert

Dar acessibilidade para que deficientes visuais acessem o mundo da literatura é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Por conta disso, a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis recebeu na quinta-feira, dia 20, a visita técnica de membros da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis). O objetivo foi traçar um diagnóstico do local e sanar as dificuldades que as pessoas cegas e baixa visão encontram na biblioteca. A partir dos apontamentos, mudanças estruturais e administrativas começarão a ser realizadas pela Secult.

A comitiva da Adevis, formada por Lucimara Azambuja, Flávio da Costa e Lourenço Dasenbrock, visitou todos os espaços e, já na entrada, destacaram alguns obstáculos como a falta de corrimão e o desnivelamento do piso interno. “São pequenas coisas que, nós, por termos a deficiência visual, percebemos, diferentemente dos demais que acessam o lugar”, apontou Lucimara. Entre outros apontamentos, a forma como o acervo em braille está disposto também impede a autonomia das pessoas cegas, uma vez que, sem o auxílio de uma atendente, não há como acessar as obras.

Segundo a coordenadora de Comunidade da Secretaria de Cultura, Andreia Pavani, a visita técnica é a primeira de muitas que marcam a parceria da prefeitura com a entidade para melhorar a acessibilidade dos locais públicos. “É necessário termos esse olhar para todas as pessoas nos espaços públicos e essa cooperação da Adevis é de suma importância no processo”, destacou.

Galeria da notícia