Palestras e teatro alertaram sobre os malefícios das drogas

Publicada em 24/06/2015 - Atualizada em 17/10/2024
Uma encenação, estrelada por recuperandos do grupo Desafio Resgate Jovem e Fazenda Senhor Jesus, foi apresentada aos alunos. - Foto: Jorge Boruszewsky
Dando continuidade a programação da Semana de Prevenção sobre Drogas de Novo Hamburgo, promovida pela Prefeitura, por meio do Gabinete do Vice-prefeito, da Coordenadoria do Terceiro Setor (CTS), e do comitê do programa “Crack, é possível vencer”, ocorreu na tarde de quarta-feira, 24 de junho, na Escola Estadual João Ribeiro um momento dedicado aos jovens do Ensino Fundamental. “Somos um dos poucos municípios no País, que conta com essa política antidrogas”, destacou o titular da CTS, Edson da Costa.

Os alunos do 6º ao 9º ano escutaram a uma palestra do Guarda Municipal Adriano Saraiva sobre as consequências que o álcool e as drogas ocasionam no trânsito. “As drogas alteram o comportamento das pessoas, comprometendo o reflexo, a coordenação motora e outros fatores. Lembrando que 90% dos acidentes de trânsito são ocasionados por falha humana”, comenta Saraiva. Após essa atividade, uma encenação, estrelada por recuperandos do grupo Desafio Resgate Jovem e Fazenda Senhor Jesus foi apresentada aos alunos. Na peça, intitulada “Salvos do Inferno”, pessoas que fizeram escolhas erradas, encontram salvação por meio da religião. “A vida é feita de escolhas, e aqui, nessa atividade diferenciada,  os jovens podem ver quais são as consequências desses atos”, descreve a diretora da escola João Ribeiro, Angelita Nogy.

Ao final, o consultor em dependência química Ewerton Sparenberger explanou sobre as situações que inserem as pessoas no mundo das drogas. “A iniciação nesse mundo se dá em três fases da vida: na adolescência, por afirmação em alguma tribo; na vida adulta, por questão de status e na velhice, por achar que agora pode aproveitar a vida, sem se preocupar com as consequências”, explica Sparenberger. O aluno do 7º ano, Lucas da Conceição Santos, de 13 anos, comenta que aprendeu muito no evento, e que vai tomar cuidado, principalmente, nas questões de trânsito. “Eu atravessava a rua sem olhar para os lados, agora vou cuidar mais. Além disso, vi que as drogas não trazem nenhum beneficio para a vida”, aponta Lucas.

Programação:

Quinta-feira – 25/06

Fórum Permanente das Comunidades Terapêuticas do RS

Horário: 13h30 às 17h45, sendo as 15h30 - Política Estadual sobre Drogas e as 16h45 - Política Nacional sobre Drogas

Local: Universidade Feevale, Campus 2, Auditório do prédio Lilás

Sexta-feira – 26/06

Boas-vindas na Praça do Imigrante – Abertura

Shows musicais e apresentações de peças teatrais

Horário: 13h30 às 16h55

Local: Praça do Imigrante, Avenida 1º de Março, no Centro.