Palestra contextualiza o histórico do desenvolvimento em Novo Hamburgo

Próximo do bicentenário da colonização germânica na região, palestra apresentou a influência da imigração nos aspectos culturais e econômicos

Publicada em 11/10/2017 - Atualizada em 17/10/2024
Seminário abordou 'Quem Somos e Quem Queremos Ser em 2024' - Foto: Rafael Petry

Na noite da última terça-feira, 10, a sala 31 do Centro Municipal de Cultura foi palco do Seminário Rumo ao Amanhã – Quem Somos e Quem Queremos Ser em 2024, com a palestra Desenvolvimento Econômico do Vale do Rio dos Sinos e a Multiculturalidade, ministrada pelo Dr. Martin Dreher. A atividade faz parte do Projeto Bicentenário da Colonização Alemã e teve apoio da Secretaria Municipal da Cultura com a cedência do espaço.

Durante a apresentação, Dreher remeteu ao histórico-social e industrial da região, passando pelo centenário de São Leopoldo, as características comportamentais em cada período da história até a grande diversidade de indústria e opções econômicas que o Vale abrigava, incluindo Novo Hamburgo, como um dos principais locais de multiculturalidade. Dreher também interagiu com o público, abrindo espaço para questionamentos.

Próximo aos 200 anos de imigração alemã, o encontro teve o objetivo de discutir a influência da colonização germânica durante o período de industrialização e transformação cultural e econômica da região. Dentro da abordagem multicultural, Dreher tem em sua proposta procurar construir um panorama histórico dos processos culturais e econômicos e assim apontar questionamentos e possibilidades para os próximos anos.