Orçamento Participativo reúne moradores dos bairros São José e São Jorge

Publicada em 16/07/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Comunidade da Região 12 participaram da assembleia do OP. - Foto: Bruna Provenzano
Moradores de mais uma região de Novo Hamburgo participaram do ciclo 2014/2015 do Orçamento Participativo (OP). Na noite de terça-feira, 15 de julho, a comunidade dos bairros São Jorge e São José se reuniram para a assembleia da Região 12. O OP é promovido pela Prefeitura, a partir da Secretaria Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), e visa reunir a comunidade hamburguense para escolher as demandas locais e gerais a serem incluídas no orçamento do Município para o próximo ano. Das 12 regiões da cidade, 11 já participaram do processo, reunindo 2.111 pessoas. A última das assembleias está marcada para quinta-feira, dia 17 de julho, com a comunidade do bairro Rondônia.

Antes da escolha das demandas, o secretário da SGG, Fufa Azevedo, conversou com a comunidade e destacou a importância da participação dos moradores no OP, que completa cinco anos na cidade. “Nesta jovem história, é importante que a gente reflita sobre o rompimento da política tradicional, que é o nosso maior desafio, e a real participação da comunidade nas decisões”, destacou.

Entre as 101 pessoas que se inscreveram na assembleia, as demandas gerais mais votadas foram Educação, Saúde e Segurança Pública. Já nas demandas locais, os temas definidos como prioridade foram Educação, Desenvolvimento Sociel e Cultura. Além das demandas, foram escolhidos os delegados que representarão a região nas próximas etapas do OP. Acompanhada das vizinhas, a moradora Samara Schultz, 35 anos, participou da assembleia que definiu as prioridades da Região 11, composta pelos bairros São José e São Jorge. “É muito importante a gente vir aqui votar e dizer o que estamos precisando. Também fizemos uma mobilização com os moradores”, comenta.

Como participar

Cada morador que comparecer à assembleia da sua região terá o direito de votar em três demandas gerais, com indicação de prioridades para todo o Município, e em três locais, com as demandas para o seu próprio bairro. É necessário apresentar CPF e comprovante de residência. A próxima assembleia será a da Região 3 e acontecerá na quinta-feira, dia 17 de julho, a partir das 19 horas no Ginásio da Paróquia, que fica na Rua Carlos Dienstbach, 347, Rondônia.

Região 12

Demandas Locais:

1º Educação – Reforma da rede elétrica e ampliação de salas de aula na EMEF Monteiro Lobato

2º Desenvolvimento Social – Novo prédio para atendimento na URAS São Jorge

3º Cultura – Área de terra para desenvolvimento cultural (Escola de Samba São Jorge)

Demandas Gerais:

1º Educação – Ampliação de recursos para contratação de serviços de manutenção nas escolas municipais

2º Saúde – Reforma e ampliação do Hospital Municipal

3º Segurança Pública – Câmera de videomonitoramento